×

Política

Aleam aprova PL que cria Semana da inclusão de alunos com necessidades especiais

A proposta, de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD) foi aprovada por unanimidade (Foto: Filipe Augusto)

 

Publicidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na quarta-feira (27), o Projeto de Lei nº 6/2017 que cria a Semana para a Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A proposta, de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD) foi aprovada por unanimidade e segue para sanção do Governado do Estado.

O Projeto de Lei prevê que a semana da inclusão deverá ser realizada anualmente nas escolas públicas e privadas do Estado (Foto: Filipe Augusto)

 

De acordo com a proposta, a semana da inclusão deverá ser realizada anualmente, na última semana do mês de abril, nas escolas do ensino público e privado em todo o Amazonas.

Segundo o deputado, o objetivo da proposta é promover o respeito a adversidade através da conscientização e combater a intolerância e o preconceito. “Já temos estudos que comprovam que alunos com necessidades especiais são capazes de se desenvolver melhor quando também convivem com pessoas não portadoras. Isso não só ensina esses pequenos futuros cidadãos a conviver com as diferenças, como promove a inclusão combatendo o preconceito”, disse.

Para o parlamentar um ponto que ainda precisa ser debatido entre os órgãos de educação do estado é o adequado número de alunos por sala, que possibilite ao professor atender alunos com necessidades especiais. “Não é só promover a inclusão e o professor que se vire. Não pode ser assim. O professor precisa ter estrutura e condições de atender esses alunos também”, afirmou.

 

*Com informações da assessoria do deputado