×

CidadesSaúde

Amazonas tem 358 casos notificados de sarampo, na capital e interior

O vírus registrado no Amazonas é do mesmo genótipo que circula na Venezuela e Roraima (Foto: Valdo Leão/Secom)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), divulgou, na quarta- feira (2), por meio da Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo do Amazonas, a 6ª edição do Boletim Epidemiológico, que aponta 358 casos notificados de sarampo no Amazonas.

Publicidade

Destes, 333 casos são de Manaus. No interior, são 25 notificações. Foram 54 casos a mais, do que os registrados no último boletim, divulgado na semana passada. Em Manaus, os casos notificados cresceram de 290 para 333 e, no interior, de 14 para 25.

No interior, as notificações registradas nesta 6ª edição do boletim são dos seguintes municípios: seis de Humaitá, cinco de Parintins, cinco de Tefé, um de Anori, um de Beruri, um de Itacoatiara, um de Itapiranga, um de Iranduba, um de Manacapuru, um de Novo Airão, um de São Gabriel da Cachoeira e um de Careiro da Várzea. Parintins, Tefé e Careiro da Várzea aparecem pela primeira vez com registros de casos suspeitos.

Os casos confirmados da doença, no Estado, continuam sendo os 22 registrados em Manaus. Foram descartados 43 casos em Manaus e 05 no interior, nos municípios de Anori, Beruri, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira e Parintins. Segundo o boletim, o Estado investiga 288 casos notificados.

De acordo com o diretor presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, o vírus registrado no Estado é do mesmo genótipo que circula na Venezuela e Roraima, confirmado pela Fundação Oswaldo CRuz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

“O Amazonas faz parte do corredor de transmissão, tendo em vista a aproximação da população com Boa Vista e Venezuela”, afirmou, reforçando que a principal forma de prevenção é com a vacina da tríplice viral, que está disponível em toda a rede atenção à saúde.

Albuquerque explica que com os constantes treinamentos que vêm sendo realizados no interior do Estado, a tendência é aumentar o registro de casos suspeitos. “Todos os pacientes que apresentam febre e exantemas (manchas vermelhas) são notificados como suspeitos de sarampo, porém, a confirmação e o descarte são realizados através de exames laboratoriais”, explicou.

Busca Retrospectiva

Os números do Boletim incluem os dados da busca retrospectiva de casos suspeitos realizada pela FVS. Já foram analisados, aproximadamente, 322.511 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 50 casos suspeitos de sarampo.

*Com informações da assessoria