quinta-feira , 20 setembro 2018
Home / Economia / Amazonino visita Feira de Piscicultura de Rio Preto da Eva e destaca investimentos no setor primário
Anuncie Aqui!

Amazonino visita Feira de Piscicultura de Rio Preto da Eva e destaca investimentos no setor primário

O governador Amazonino Mendes visitou a 2ª Feira de Piscicultura de Rio Preto da Eva (Foto: Valdo Leão/Secom)

O governador Amazonino Mendes visitou, neste domingo (1º), a 2ª Feira de Piscicultura de Rio Preto da Eva (a 68 quilômetros de Manaus), que, no último sábado (31), completou 36 anos de história. Na cidade rio-pretense, o governador Amazonino destacou as ações no setor primário realizadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam).

Atualmente, com o apoio do Governo do Estado, o município de Rio Preto da Eva, – conhecido como a “Terra da Laranja” pela produção larga escala do fruto cítrico, – é considerado o maior potencial de piscicultura do Amazonas, sendo o segundo maior produtor de peixe em viveiro de água doce do Brasil.

“Eu estou muito impressionado pelo o que estou vendo aqui no Rio Preto e foi uma transformação rápida. Eu saio mais alegre, cabeça mais levantada, alentado. Porque a gente vê que é possível. Sempre tive esse sonho, eu sou o homem do ‘Terceiro Ciclo’. Já estou organizando todo meu setor primário. Nosso homem do Idam (Luiz Herval) foi muito elogiado. Nós estamos operando, é por aí o nosso caminho”, frisou o governador.

Amazonino ressaltou que investimento no setor primário dá mais dignidade às famílias amazonenses e desenvolvimento em todo o interior do estado.

“Então, isso é encantador, para mim é a marca, inclusive das minhas aspirações de governo. Quanto mais condições de trabalho dermos ao nosso povo interiorano, mais segurança nós vamos ter na capital, mais escolas, mais condições, e melhora muito a distribuição de renda, de riquezas, mais dignidade das famílias”, disse.

O secretário Executiva de Pesca, Geraldo Bernardino, destacou o esforço técnico desenvolvido pelo governo para solidificar a piscicultura amazonense e, sobretudo, no principal insumo gigantesco do estado, que é a água.

“A piscicultura é uma cadeia produtiva que inicia no tanque, no viveiro, e termina na mesa do consumidor. Mas para isso, era preciso ter tecnologia, assistência técnica, produtor organizado. E para isso o governador tem dado um grande apoio. Na piscicultura, a matéria-prima não é o peixe, nem o insumo. A matéria-prima é a água e nós temos água em quantidade e qualidade”, declarou o secretário.

Amazonino foi recepcionado pelo prefeito Anderson Souza, deputados e vereadores de Rio Preto da Eva.

Caminhão

Na Feira de Piscicultura, Amazonino Mendes determinou ao secretário de Produção Rural, José Aparecido, a formalização de um convênio com a Associação São Francisco de Assis, maior produtora de hortaliças orgânicas do estado, para a aquisição de um caminhão agrícola para facilitar o escoamento da produção local. No local, são 31 produtores.

A agricultora Etelvina da Silva, 63, agradeceu a iniciativa do governador e destacou que o caminhão vai ajudar no escoamento da maior produção de hortaliças orgânicas do Amazonas. “Esse caminhão vai chegar em boa hora. Agradeço de coração o Governo do Estado do Amazonas, porque nos deu essa honra. Toda a comunidade vai nos agradecer. Nós temos muita necessidade de um caminhão para poder escoar a nossa produção do grupo”, disse a agricultura.

Além da parceria técnica no setor primário entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Preto da Eva, a cidade rio-pretense vai receber, por meio de convênios, recursos para melhoria dos ramais e vicinais.

Comentários no Facebook

Veja Também

Eletrobras vai reabrir programa de demissão voluntária em outubro

  A Eletrobras vai reabrir em outubro o Plano de Demissão Consensual (PDC). Segundo o ...

High Risk Merchant Account