×

Após quadro gravíssimo, morre adolescente atingido com tiro na cabeça durante ação da PM

O adolescente foi baleado com um tiro de pistola calibre ponto 40 na cabeça durante ação de policiais militares (Foto: Arquivo pessoal)

O estudante Emanuel Menezes Pantoja, 15, baleado na cabeça, durante ação de policiais militares da Força Tática, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus, morreu na noite deste domingo (22). O adolescente tinha o quadro considerado gravíssimo pelos médicos do Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio, na Zona Leste da capital.

Publicidade

De acordo com a mãe do adolescente, a garçonete Geimara da Silva Menezes, 31, o filho foi vítima de policiais militares da Força Tática, por volta das 14h30 de segunda-feira (16), durante uma ação policial. Emanuel jogava futebol com um grupo de amigos antes de ser baleado na cabeça.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Emanuel sofreu afundamento craniano e estava internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI). Ele foi submetido ao procedimento neurocirúrgico para estancar o sangramento e corrigir a fratura no crânio.

O coronel Wirley Abdala, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, informou que os policiais da Força Tática envolvidos na ocorrência revidaram a ação do adolescente. Com o jovem, os policiais encontraram um revólver e entorpecentes.

Segundo o comandante, os próprios policiais conduziram o jovem baleado ao pronto-socorro. O protocolo operacional da ação dos policiais foi registrado na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Familiares da vítima contestam a versão da polícia que o adolescente estivesse armado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), na Zona Norte. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).