×

Cultura

Banca do Largo realiza lançamento do livro ‘Aos pés de Francisco’ da poetisa carioca Ednize Judite

Obra da poetisa carioca Ednize Judite reúne 60 poemas sobre as relações humanas (Fotos: Michael Dantas/SEC)

A cena cultural de Manaus está movimentada em janeiro e, para começar as atividades no Largo de São Sebastião em 2018, a Banca do Largo realiza, nesta sexta-feira (5), às 18h, o lançamento do livro “Aos pés de Francisco”, da poetisa carioca Ednize Judite.

Publicidade

A obra é uma coletânea que reúne 60 poemas sobre as relações humanas. Está organizada em três partes: “De Franciscos”, “Um cisco em mim” e “Um cisco em nós”, cada uma composta por 20 poemas, alguns acompanhados pelas xilogravuras de Erivado Ferreira. De acordo com a autora, o livro é uma declaração de amor à vida e às relações humanas.

“Ninguém melhor do que Francisco de Assis para simbolizar esse amor. Cada texto é o resultado de muitos encontros e de um mergulho em tudo o que nos habita: luz e sombra. Lado a lado, alegria, tristeza, raiva e doçura se apresentam e me desnudam”, comenta Ednize.

“Os textos são um mergulho profundo em nossa humanidade proporcionada pelo encontro que tive com Francisco”. Esse “encontro” aconteceu em 2014 quando, em viagem a Itália, Ednize conheceu a cidade de Assis, onde está localizada a Basílica de São Francisco.

“Foi um processo de autodescoberta, um olhar para dentro. O que mais me encantou na vida de Francisco foi disponibilidade para o outro. Como eu sempre escrevia sobre tudo o que me afetava – as relações, o espaço, os ambientes –, essa viagem me fez repensar e resolvi reunir esses textos e compartilhar. Afinal, são vivências humanas, comuns a todos, as pessoas vão se identificar. Isso é gratificante”, comenta.

Relação com Manaus

Ednize é carioca, mas morou em Manaus durante seis anos. Na capital amazonense, a professora de Língua Portuguesa e Literatura, fez mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e trabalhou no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (Igha).

“Tenho uma imensa gratidão por Manaus. Aqui cresci profissionalmente e fiz grandes amigos. Toda vez que venho a Manaus é como se eu nutrisse parte da minha alma”, pontua.