×

Defensoria Itinerante faz atendimentos em eventos de homenagem ao Dia da Mulher

As ações de assistência jurídica gratuita visa dissolução de casamento e pensão alimentícia (Foto: Divulgação)

O Programa “Defensoria Itinerante”, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), atendeu nesta terça-feira (6) a 75 atendimentos a mulheres e também a homens, durante a 6ª edição da Semana da Mulher, promovida pela Polícia Civil do Amazonas no prédio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), localizado no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus, que este ano traz como tema: ‘Ame a você mesma!’.

Publicidade

Destinado a levar assistência jurídica gratuita à população, o programa, em sua maioria, atendeu a mulheres que buscavam ações para solicitar dissolução de casamento e pensão alimentícia. Caso de Joana (nome fictício), 33, que já está na fase de execução da cobrança da pensão devida pelo marido, de quem está separada desde 2011 e de quem só recebia, algumas vezes, alguma ajuda financeira para colaborar no sustento dos filhos.

“Ele ajudava quando queria, mas agora está sumido porque pode ser preso se for encontrado”, disse ela, mãe de um menino de 7 anos.

Segundo Joana, há tempos seu ex-marido nem procura ver o filho, embora não crie impedimentos para isso. “Agora, a questão está com a Justiça, espero que aprenda”, afirmou Joana.

Outra que foi atendida na Defensoria Itinerante foi Isabel (nome fictício), 38, mãe de quatro filhos, dos quais dois são gêmeos. O processo dela também está em fase de execução pedindo pensão alimentícia. “Aproveitei que estava na delegacia, para ver como está o processo de execução”, disse Isabel, que conta com a ajuda da mãe para cuidar dos filhos.

A defensora pública Carol Braz informou que o programa estará até esta quarta-feira, dia 07 de março, na DECCM, e nos dias 15 e 16, quinta e sexta-feira da semana que vem, no anexo da Delegacia da Mulher, na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, ao lado do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na zona norte. O horário de atendimento é das 8hs às 15hs.