×

Cultura

Em Manaus, Centro Cultural dos Povos da Amazônia é opção para visitação nas férias

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Foto: Michel Dantas/SEC)

Para quem deseja curtir as férias de janeiro conhecendo mais sobre a cultura e diversidade amazônica, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) oferece um roteiro recheado de exposições gratuitas sobre a cultura, história e economia da região. Atualmente, o local está aberto para visitações gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Publicidade

A visita guiada tem um tempo médio de 1h45. Oito guias turísticos apresentam o espaço em línguas como o português, espanhol e inglês, além de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Confira o que você pode conhecer no Centro Cultural dos Povos da Amazônia!

Praça das Bandeiras

O centro cultural localizado na Praça Francisco Pereira da Silva (antiga Bola da Suframa), no Distrito Industrial, tem como objetivo valorizar, difundir, fomentar projetos de pesquisa e tornar conhecidas as informações sobre os nove países que formam a Amazônia Continental: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e a Guiana Francesa, cujas bandeiras estão expostas na “Praça das Bandeiras”.

Espaço Rio Amazonas

Com um corredor em forma de túnel que estampa a imagem de um mapa do rio Amazonas, o espaço abriga a exposição “Filhos de nossa Terra”, com 19 esculturas feitas pelo artista Felipe Letterstten como homenagem a povos distintos do continente americano.

Ao olhar para cima, o visitante percebe que o teto é formado por uma cúpula de 15 metros de altura e 11 metros de diâmetro, feita de 36 tupés tecidos com fibras de arumã, que foram confeccionados por artesãos de Novo Airão (distante 198 quilômetros de Manaus).

Exposição ‘Bestiarii Venatio Animalia’

Criada pelo artista amazonense Turenko Beça, a exposição reúne 11 esculturas coloridas que representam animais amazônicos como o peixe-boi e o jabuti. Também são representados animais que fazem parte de lendas amazônicas, como o boto cor de rosa.

Museu do Homem do Norte

Durante a visita ao Museu do Homem do Norte, você pode conhecer mais sobre o boi-bumbá, indígenas, arqueologia e rituais amazônicos. O lugar conta também com o Cine Silvino Santos, criado em homenagem ao famoso fotógrafo e onde são exibidos filmes e documentários sobre a região.

Bibliotecas Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis – Formadas por doações de familiares das duas personalidades amazonenses, Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis, as bibliotecas contam, ao todo, com 34 mil obras disponíveis para pesquisas locais. Mensalmente, cerca de 20 pesquisadores visitam o local em busca de documentos, revistas, jornais e folhetins históricos.

Para a gerente do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Maria Nazarene Maia, o fato de o local apresentar diversas opções para visitação diferencia o CCPA de outros pontos turísticos. “Este é um espaço totalmente diferente dos demais porque ele funciona como um lugar de pesquisa, museu e centro cultural, e abriga duas bibliotecas. É completo, gratuito e totalmente à disposição pública”.

Realidade amazônica

Outro destaque do CCPA é o Espaço de Referência Cultural do Amazonas (Ercam), que reúne ambientes que visam inserir o visitante na realidade amazônica. Todos fazem parte da visitação gratuita e chamam a atenção de quem passa pelo local.

A Casa do Caboclo

Com o intuito de fazer o público conhecer a realidade do caboclo amazonense, a réplica de uma casa de ribeirinho foi montada na parte de fora do Centro Cultural. O local é feito de madeira e conta com itens como a confecção da cozinha e iluminação adaptadas ao estilo de vida do caboclo morador das margens de rios.

Xapono Yanomami

Esta é uma oportunidade para o visitante que deseja conhecer o modo de morar do povo Yanomami sem precisar sair da cidade. O local é montado como réplica de uma casa indígena, usada para abrigar de 40 a 300 indivíduos, aproximadamente.

Casa da Farinha, Tapiri de Defumação da Borracha e Tapiri do Seringueiro – Todos estes espaços retratam momentos e lugares do período áureo da borracha. O processo de produção da farinha, defumação da borracha e local onde dormiam os seringueiros são mostrados pelos guias que retratam de maneira prática o período.

Barracão do Guaraná

O lugar possui a réplica de uma máquina de produção do guaraná dos índios Sateré Mawé, feita em tamanho original e trazida do município de Maués (a 258 quilômetros de Manaus) para a capital. Os principais refrigerantes de guaraná da região Norte também são expostos no barracão.

Além dos espaços citados, o CCPA conta com muitas outras opções culturais. “As pessoas que passam por aqui por fora e ainda não visitaram, nem imaginam a diversidade que podem encontrar em um lugar como esse. É um lugar muito rico culturalmente”, pontua Maria Nazarene.

Com informações da assessoria