×

Mundo

Furacão Lane se transforma em tempestade tropical no Havaí

Em algumas localidades, choveu até agora cerca de 1000mm de chuva (Foto: Bruce Omori/EFE/Direitos Reservados/Agência Brasil)

Após sua chegada ao Havaí nessa sexta-feira (24), a tempestade tropical Lane já provoca inundações. As chuvas devem continuar ao longo do fim de semana e até agora segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Lane produziu a segunda maior precipitação relacionada a ciclones tropicais já registrada no Havaí. Volume superior só foi registrado com a tempestade Paul em novembro de 2000.

Publicidade

Não há registro de feridos ou mortos, mas pelo menos 3 mil habitantes do arquipélago permanecem em abrigos. As chuvas intensas provocam inundações e podem provocar pequenos tornados. A ilha está em estado de emergência desde quinta-feira (23) e deve continuar assim ao longo do fim de semana, segundo as autoridades do estado.

O arquipélago esperava a chegada de Lane, quando a tempestade era classificada com o um furacão na categoria 2, com ventos de até 170 km por hora. Mas o furacão perdeu velocidade e foi reclassificado como tempestade tropical antes de chegar ao estado. Hoje (25) a tempestade se move a 5 km/h, mas com chuvas intensas e constantes.

Mesmo assim, a ação da tempestade é perigosa e o volume de água preocupa. Como Lane perdeu velocidade, deve chover por mais tempo sobre a região e provocar chuvas por um período prolongado.

Em algumas localidades, choveu até agora cerca de 1000mm de chuva. O volume de água pode provocar inundações e deslizamentos, por isso a população deve manter-se nos abrigos, segundo as autoridades.

A ação da tempestade é mais intensa no Sul do estado, mas avança hoje em direção ao Norte e Noroeste. Hoje as tempestades devem ser intensas de maneira ininterrupta hoje por até doze horas.

 

Fonte: Agência Brasil