×

Economia

Governo Amazonino estimula Balcão de Agronegócios no interior

O Balcão de Agronegócios foi implantado nesses 16 municípios (Foto: Divulgação)

 

Publicidade

Manaus/AM – Até o final deste ano, o Governo Amazonino Mendes vai manter em pleno funcionamento o Programa Balcão de Agronegócios, destinado a viabilizar a entrada de produtos do interior do estado no mercado consumidor de Manaus. Nessa atividade, o governo faz uma ponte entre o produtor e o comprador.

Entre as grandes dificuldades impostas aos produtos do interior, um dos maiores ocorre quanto ao acesso ao mercado comprador. A maioria dos produtores, de forma individual ou mesmo reunidos em associações ou cooperativas, tem grande dificuldade para chegar às redes de supermercados, restaurantes e até mesmo mercadinhos.

Nesse cenário o governo estadual entra em ação com o Balcão de Agronegócios, que reúne no mesmo projeto, a Secretaria de Produção Rural (Sepror), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), que faz a coordenação geral do programa. A meta é atingir até o final deste ano 4.500 produtores rurais, agricultores e familiares.

O Balcão de Agronegócios foi implantado nesses 16 municípios: Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro da Várzea, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tonantins. Os investimentos no programa superam os 4 milhões de reais.

Produtos

Ao todo, são 18 produtos que são intermediados por meio do programa: abacaxi, abóbora, abobrinha, açaí, banana, cará, carne bovina, cebolinha, cheiro verde, coco, couve, jerimum, laranja, limão, melancia, pescado, polpas e tangerina.

*Com informações da assessoria