×

CidadesPolícia

Governo envia 200 homens da Força Nacional para as penitenciárias do Amazonas e de Roraima

A tropa da Força Nacional desembarcou em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) - foto: Divulgação

A tropa da Força Nacional desembarcou em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) – foto: Divulgação

 

Publicidade

Após o massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), que resultou na morte de 60 presos, no dia 1º de janeiro deste ano, em Manaus, e Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), com 33 mortes, 200 policiais da Força Nacional foram enviados pelo Governo Federal para ajudar no controle do sistema penitenciário do Amazonas. A tropas desembarcaram na madrugada e manhã desta terça-feira (10) nos aeroportos das respectivas capitais dos Estados.

Em Manaus, 100 policiais farão a segurança no entorno das unidades prisionais localizadas na Rodovia BR-174, com auxílio nas transferências dos detentos e recapturas de fugitivos. Depois do desembarque, o grupo seguiu para os complexos prisionais para fazer o reconhecimento e traçar planos de atuação, junto com os órgãos de segurança.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes, informou que após o reconhecimento das unidades prisionais, o grupo se reunirá para discutir os planos de atuação na segurança.

“Vamos acertar tudo com a Força Nacional depois do reconhecimento. Em seguida, faremos uma reunião para esquematizar planos de segurança”, disse Sérgio Fontes.

Desebarque

Parte da tropa composta por 29 policiais a bordo da aeronave modelo C-99, desembarcou no Aeroporto de Ponta Pelada, no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, por volta das 2h55 (hora local). A segunda aeronave modelo Hércules pousou por volta das 7h45 (horário local), com 71 policiais. As tropas vieram em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao todo, cem homens foram destacados para reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado. Os agentes permanecerão até que as unidades prisionais estejam normalizadas.

Além do Amazonas e de Roraima, também irão receber ajuda do Governo Federal, Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão enviados tornozeleiras eletrônicas, coletes à prova de bala, armamentos e munições aos Estados.