domingo , 25 Fevereiro 2018
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Instituto de Identificação está realizando emissão da segunda via de RG a público prioritário

O prazo da entrega do RG é de até sete dias, dependendo de cada situação (Foto: Erlon Rodrigues/PC)

No comando desde o último dia 8 de janeiro do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o novo diretor, perito criminal Jorge Soares, destaca melhorias no atendimento à população.

Entre elas, o atendimento prioritário, que tem como objetivo intensificar o procedimento de emissão de 2ª via do Registro Geral (RG) para idosos, deficientes, gestantes, pessoas que precisam viajar com urgência e, também, aquelas impossibilitadas de se deslocarem até a sede do instituto. Nesse sentido, o IIACM está disponibilizado atendimento externo em residências, hospitais e prontos-socorros.

Soares ressaltou que o prazo da entrega do RG é de até sete dias, dependendo de cada situação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, no prédio do IIACM, na avenida Pedro Teixeira, nº 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, ao lado da Delegacia Geral. Para mais informações, dúvidas podem ser esclarecidas pelo número: (92) 3214-2280. “O objetivo do atendimento prioritário é oferecer maior comodidade ao público compreendido, para que o serviço seja prestado a essas pessoas da melhor forma possível”, argumentou o novo diretor do IIACM.

De acordo com a gerente da Gerência Civil do IIACM, investigadora Ilza Feitosa, cerca de 140 RGs são gerados por dia, totalizando, uma média de 700 documentos dessa natureza emitidos por semana. “Esse tipo de atendimento é muito importante para a população. Além desse trabalho na capital, o Instituto de Identificação realiza, também, ações sociais no interior do estado, por meio dos projetos: ‘Minha Primeira Identidade nos Abrigos de Manaus e Municípios’, ‘Identificando-se com o Cidadão’, ‘Ação de Cidadania Itinerante do Amazonas’ e ‘Minha Primeira Identidade nas Escolas’. Todo esse trabalho é mantido para atender satisfatoriamente os amazonenses”, declarou.

Documentação

Os documentos necessários para a emissão de 2ª via do RG são: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); duas fotos 3×4 atuais, com padrão para identidade (fundo branco e sem sombra) e cópia do comprovante de residência (três últimos meses). Ilza esclarece que, caso o imóvel pertença a terceiros, é necessário trazer cópia do RG do titular da conta ou, caso o imóvel seja alugado, trazer cópia do contrato de aluguel ou cópia de recebido do último pagamento do aluguel.

Também é preciso levar cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), sendo este último opcional. A gerente da Gerência Civil do IIACM ressaltou que menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe, avó ou avô), portando os documentos originais e cópias.

Com informações da assessoria

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