×

Esportes

Judoca amazonense participará do Circuito Europeu de Judô Sub-18 na Croácia

O atleta Filipe Filho é faixa marrom (Fotos: Tácio Melo/Sejel)

 

Publicidade

Com lugar garantido na Seleção Brasileira de Judô Sub-18, o faixa marrom Filipe Filho, uma das promessas do esporte amazonense, embarca neste domingo (04) para Croácia, onde participará do Circuito Europeu de Judô 2018 até o dia 14 de março. Aos 16 anos, ele conquistou a terceira colocação na seletiva nacional da modalidade, realizada em dezembro de 2017, na cidade de Porto Alegre (RS), e obteve ainda o segundo lugar no Meeting de Base Sub-18, ocorrido em fevereiro, em São Paulo (SP). O atleta conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O judoca, que atua na categoria Leve (-73kg), está bastante empolgado com a conquista e treina diariamente para fazer jus à vaga conquistada na equipe brasileira. “Me esforcei muito para chegar até aqui e os ensinamentos recebidos foram importantíssimos para cada vitória alcançada. Agradeço a todos os que me apoiaram nessa caminhada e estou certo de que irei dar o meu melhor na competição. Minha família tem me dado todo o suporte e meu sensei está confiante em nossos treinamentos. Será difícil, mas mais longe eu já estive e sei que tenho potencial para conquistar essa vitória para o Amazonas. Vou à luta”, destacou Filipe Filho.

Para Aron Oliveira, faixa preta 5º Dan e professor do judoca, a dedicação e compromisso do atleta pelo esporte foram indispensáveis para essa conquista. “Começamos a preparação do Filipe em dezembro, logo que ele se classificou na seletiva nacional. Desde lá, o ritmo de treinamentos tem sido bastante intenso, com preparação física e técnica, intercaladas entre manhã e tarde, tendo em vista o período escolar. Ele está preparado para a competição e focado em um objetivo, que é ser o número um do ranking nacional, cuja diferença entre o atual primeiro lugar é de apenas quatro pontos”, afirmou.

O advogado Filipe Oliveira, 48, pai do atleta, que treina na academia Fort Judô Club, disse não medir esforços para que o filho consiga crescer cada vez mais no esporte. “Filipe é um filho exemplar e um judoca dedicado. Tenho certeza que sua jornada está só começando e farei o que estiver ao meu alcance para ajudá-lo nessa caminhada. Além dele, tenho outros dois filhos, que também praticam o esporte e isso é muito bom. Estou orgulhoso dele e sei que ele será um grande vencedor na modalidade que escolheu praticar e tem todo o meu apoio”, disse.