×

Mais de 200 agentes de sensibilização atuarão no Sambódromo de Manaus

Mais de 200 agentes sensibilizadores e abordadores sociais estarão atuando no Sambódromo (Foto: Divulgação)

O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus receberá o suporte de mais de 200 agentes sensibilizadores e abordadores sociais que estarão atuando no Sambódromo, trazendo informação e orientação dentro Campanha de Proteção às Crianças e aos Adolescentes do Governo do Amazonas no Carnaval 2018.

Publicidade

Por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) e sob a coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Campanha iniciou no último final de semana, nas bandas e blocos carnavalescos da cidade e se estende até a terça-feira de Carnaval, dia 13.

A Campanha envolve aproximadamente 400 pessoas das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), de Assistência Social (Seas), da Justiça (Sejusc), do Esporte e Lazer (Sejel), da Educação (Seduc) e Saúde (Susam), além do Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI/TJAM), Ministério Público do Trabalho (MPT), da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (FEDCA), Conselho Tutelar e Organizações da Sociedade Civil Desafio Jovem, Organização O Pequeno Nazareno, Lar Batista Janell Doyle e Nova Aliança.

Com o tema “Não Desvie o Olhar, Denuncie!”, a Campanha estará levando aos brincantes do Carnaval orientações do acesso de crianças e adolescentes às festas carnavalescas. Este trabalho será feito por equipes de abordagem social e sensibilização que distribuirão material educativo, a fim de sensibilizar pais e responsáveis legais quanto ao cumprimento da Portaria nº 001/2018 do Juizado da Infância e da Juventude Infracional do Tribunal de Justiça do Amazonas (JIJI/TJAM).

Conforme a Portaria, fica proibida a entrada, a permanência e a participação de crianças menores de 5 anos de idade, em qualquer evento de Carnaval. A Lei também prevê que crianças maiores de 5 até 12 anos incompletos poderão ter acesso aos desfiles carnavalescos no sambódromo, desde que estejam acompanhadas dos pais ou do responsável legal, e portando documento de identificação.

Carnaval de rua

A campanha em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes será realizada nas bandas e blocos carnavalescos, a partir do dia 11 de fevereiro. Neste dia, as equipes de abordagem social estarão mobilizadas no Carnaval do Educandos, que acontece em toda a extensão da Orla do Amarelinho. Ainda no domingo, a sensibilização ocorre no Pódio Arena da Amazônia, durante o tradicional Bloco das Piranhas. A programação também inclui abordagens sociais na Banda do Galo (13/02) e Banda do Théo (25/02).

Nessas festas realizadas em logradouros públicos, a mobilização em defesa dos direitos da criança e do adolescente vai informar sobre a permanência de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos de idade. A participação fica estabelecida até às 18h, mediante o acompanhamento dos pais ou responsáveis e a apresentação dos documentos de identificação.

Carnaboi

No dia 12 de fevereiro, a Campanha de Proteção às Crianças e aos Adolescentes retorna ao Sambódromo para as festividades do Carnaval com o ritmo do Amazonas, o Carnaboi. Das 17h às 22h, serão feitas orientações que visam combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Programação

Desfile das Escola de Samba – Grupo Especial

Data: 10 de fevereiro (sábado)

Hora: 19h às 22h

Local: Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo

Carnaval de Educandos

Data: 11 de fevereiro (domingo)

Hora: 17h às 22h

Local: Orla do Amarelinho

Bloco das Piranhas

Data: 11 de fevereiro (domingo)

Hora: 17h às 22h

Local: Pódio Arena da Amazônia

Carnaboi

Data: 12 de fevereiro (segunda-feira)

Hora: 17h às 22h

Local: Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo

Banda do Galo

Data: 13 de fevereiro (terça-feira)

Hora: 17h às 22h

Local: Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo

Banda do Théo

Data: 25 de fevereiro (domingo)

Hora: 17h às 22h

Local: Av. Ferreira Pena c/ Av. Airão – Centro