×

Cidades

Mais de 500 títulos definitivos de terra são entregues aos moradores na Zona Norte de Manaus

Mais de 5 mil pessoas beneficiadas em seis meses de governo (Foto: Divulgação/SPF)

Mais 569 famílias de Manaus realizaram o sonho de receber o título definitivo de terra, que assegura a propriedade de sua residência e dá acesso a outros benefícios. Na noite de terça-feira (15), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Política Fundiária (SPF), fez a entrega do documento para os moradores dos bairros Cidade de Deus e Braga Mendes, no Clube de Mães Doutor Mário Cunha, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

Publicidade

A secretária de Estado de Política Fundiária, Paula Andréa Kanzler Soares, informou que até o final do ano serão realizadas mais entregas de títulos em Manaus e no interior, atendendo a orientação do governador Amazonino Mendes de promover a regularização fundiária no Estado. “Esperamos entregar pelo menos 5 mil títulos em Manaus e 3 mil no interior do Amazonas”, afirmou.

Representando o governador Amazonino Mendes, a presidente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, destacou o compromisso da atual gestão com a população. Foram quatro entregas de títulos em Manaus, beneficiando mais de 5 mil pessoas em seis meses de governo.

Beneficiados

Uma das pessoas beneficiadas com a entrega de títulos foi a aposentada Marcionília Costa Ferreira, de 81 anos. Apesar da idade, ela fez questão de ir receber o seu título definitivo.

Outra moradora que não escondia a satisfação de receber o documento foi a dona de casa Leomar Nunes de Carvalho, 41. Ela disse que há 19 anos espera pelo título definitivo de sua residência, onde mora com o marido e mais dois filhos. “É uma grande felicidade, um dia especial para mim”, disse.

Entregas

A primeira entrega de títulos feita pelo governador Amazonino Mendes, em dezembro de 2017, beneficiou 1.760 famílias das zonas norte e leste de Manaus, dos bairros Amazonino Mendes, Tancredo Neves, Nossa Senhora de Fátima, Francisca Mendes, comunidade Raio de Sol, e mais os bairros São José e Zumbi.

A segunda entrega foi no dia 20 de janeiro, beneficiando 1.137 famílias dos bairros Alvorada, Compensa, comunidade Vila Marinho, Bairro da Paz e bairro Santo Agostinho. No dia 3 de fevereiro foram entregues mais 1.000 títulos definitivos, em seis bairros das zonas oeste e centro-oeste da capital, sendo eles: Redenção; Dom Pedro; loteamento Jardim Tropical; e mais os bairros Lírio do Vale; Nova Esperança e São Jorge.

Benefícios

Ao ter o título definitivo de seu terreno, o cidadão se torna proprietário do imóvel de fato e de direito, ao invés de posseiro. O título valoriza o terreno; auxilia na hora de conseguir crédito para financiamento de construção e reforma; e permite à família a condição de herança legal.

Com o título definitivo, os proprietários terão a oportunidade de conseguir financiamento habitacional para melhorias nos seus respectivos imóveis via Caixa Econômica Federal e de microcrédito para empreendedorismo, via Agência de Fomento do Estado (Afeam).

*Com informações da assessoria