×

Cidades

Obras do novo sistema viário de Manaus recebe primeira inspeção do ano

A LLA é uma obra do Prosamim III (Foto: Thiago Corrêa/SRMM)

A equipe da Secretaria de Estado da Região Metropolitana (SRMM) realizou, nesta quarta-feira (3), a primeira inspeção do ano da Ligação Viária Luiz Antony, a fim de acompanhar o status da obra que está prevista para ser entregue em maio. A LLA cruza o bairro de Presidente Vargas (conhecido como Matinha), a fim de conectar a zona oeste com o bairro Centro, na zona sul, e facilitar o tráfego de veículos nesta parte da cidade.

Publicidade

A primeira etapa está com 90% dos trabalhados concluídos, o que inclui sistema de drenagem, terraplanagem, sistema de gabeões (base de sustentação da via) asfaltamento da via, ciclovia, meio fio, calçadas, iluminação à LED, sinalização e arborização.

Os trabalhos nesta primeira etapa estão concentrados na finalização da ciclovia, conexão das vias existentes do Bairro Presidente Vargas com o novo sistema viário, além de paisagismo e urbanismo.

Nesta primeira etapa, o tráfego será escoado pelo bairro Presidente Vargas por seis vias até chegar à avenida Constantino Nery (na altura do Terminal de Integração I).

A segunda etapa da obra, no trecho da Rua Luiz Antony, segue a todo vapor. Os trabalhos se concentram no sistema de drenagem subterrânea e terraplanagem, estando concluída a instalação de galerias subterrâneas.

Situada na bacia do Igarapé do São Raimundo, a LLA é uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) III, com recursos do Governo do Estado do Amazonas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Os trabalhos não param! Fico contente com o avanço da obra e o ritmo dos trabalhadores. Esta obra é muito importante, do ponto de vista da complexidade, da tecnologia e do benefício ao sistema viário de Manaus, a sociedade e o meio ambiente. Estamos acompanhando tudo, por determinação do governador Amazonino Mendes e do secretário Oswaldo Said”, disse o secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa, que está inspecionando a obra toda semana.

Características 

A LLA é uma obra viária que vai interligar os bairros da zona oeste à área central de Manaus. Ao todo, a nova via terá 1,1 quilômetro com orla, ciclovia, mão dupla, luzes LED 400 W, além de espaços para práticas esportivas e o Parque das Castelhanas, localizado no início da rua Luiz Antony, Centro de Manaus.

Ao todo o projeto, é orçado em R$ 51 milhões. O projeto prevê ainda a construção do Parque da Castelhana, que vai ser mais uma opção de lazer para os moradores da Zona Oeste da capital.

Com informações da assessoria