×

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta o concerto ‘OCA Bem Temperada’

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta conserto da Série Guaraná (Foto: Michael Dantas/SEC)

Realizando mais um concerto da Série Guaraná, conjunto de apresentações de música erudita promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresentará, nesta sexta-feira (16), no palco do Teatro Amazonas, o concerto ‘OCA Bem Temperada’.

Publicidade

Os ingressos para o concerto, que começará às 20h, já estão à venda ao preço de R$ 50 (inteira) para plateia e frisas. Os demais assentos serão livres.

Com transcrição e regência feitas pelo maestro Marcelo de Jesus, os integrantes da Orquestra de Câmara do Amazonas apresentarão trechos de “Cravo Bem Temperado”, de Johann Sebastian Bach.

Originalmente, a coletânea ‘Cravo Bem Temperado’ foi elaborada como uma coleção musical para cravo solo, no século 17. Seu compositor, Johann Sebastian Bach era considerado o “mestre de capela”. Bach criou duas coletâneas de prelúdios feitos à base do cravo (instrumento musical), com 24 prelúdios e fugas. Esta será a primeira vez que a OCA mostrará o repertório.

Fases

A apresentação será divida em duas fases: a primeira contará com a execução de algumas criações de Bach, selecionadas por Marcelo de Jesus; já a segunda fase mostrará trechos do concerto de “Brandemburgo nº 3 para orquestra de cordas”. Toda apresentação terá duração de 60 minutos.

Durante esta execução, a OCA irá interagir com o público. “Antes das entradas musicais nós ambientaremos o público para que as pessoas saibam o que está sendo tocado. Iremos explicar porque escolhemos cada item. Esta é uma forma de interagir com quem está nos assistindo”, explica o maestro Marcelo de Jesus.

Elementos como a luz de palco também serão utilizadas na apresentação. “Quando o instrumento musical for apresentado, a luz do palco focará no músico que está tocando, para que haja essa interação de uma maneira interessante”, comenta.