×

Saúde

Outubro Rosa movimenta Galerias Populares com ações de prevenção e conscientização

A programação alertou sobre a importância de homens e mulheres manterem os exames em dia para a detecção do câncer e tratamento imediato (Foto: Divulgação)

O público que visitou as galerias dos Remédios e Espirito Santo, no Centro, na manhã desta terça-feira (3), pode participar de duas ações promovidas pela Prefeitura de Manaus com foco na prevenção ao câncer. As atividades fazem parte da programação do Outubro Rosa, lançada na noite desta segunda-feira (2), no Paço Municipal, para conscientizar homens e mulheres sobre a importância de preventivos e exames para detecção e tratamento precoce da doença.
Na Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, as atividades foram coordenadas pela Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, órgão ligado à estrutura da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). A frente da Ação de Cidadania no espaço, a subsecretária Socorro Sampaio explicou que além do oferecimento de serviços, como o de orientação e exames, a programação alertou sobre a importância de homens e mulheres manterem os exames em dia para a detecção do câncer e tratamento imediato.

Publicidade

“Durante todo esse mês de outubro, estaremos com atividades voltadas à Campanha Outubro Rosa. Temos na cidade uma grande incidência de mulheres com câncer de mama e um alto número de casos de câncer de colo de útero no Estado do Amazonas. Nosso papel é mostrar para essas mulheres que elas podem vencer essa doença”, destacou.

Além da palestra motivacional para pacientes em processo de tratamento do câncer de mama e colo uterino, foram disponibilizados atendimentos psicossocial, jurídico, embelezamento (corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas e unhas), arte-terapia e orientação do Cadastro Único (CadÚnico) – porta de entrada para programas socioassistenciais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Para o palestrante Juscelino Portela, a ação desta terça-feira conseguiu incentivar as mulheres a darem o primeiro passo para o empoderamento pessoal, principalmente, aquelas que estão desmotivadas pelo diagnóstico do câncer.

“Essa palestra é um despertar para a vida das mulheres por meio de três princípios: livre arbítrio, gratidão e a fé. As participantes conheceram ferramentas que existem internamente e as formas que podem ser utilizadas como autoajuda, entendendo que a solução do problema vem de dentro, e que assim começa o processo de cura”, explicou.

Saúde nas Galerias

Ainda nesta terça-feira, a Galeria Espírito Santo, localizada na Rua 24 de Maio, esquina com Joaquim Sarmento, realizou a 3ª edição do projeto ‘Saúde nas Galerias’. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação também abordou assuntos relacionados à prevenção e a detecção precoce do câncer.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que o projeto Saúde nas Galerias teve início no mês de agosto com o objetivo de ampliar e divulgar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, atendendo microempresários, trabalhadores e frequentadores dos centros populares, com a oferta de serviços e ações de Educação em Saúde.

“Com este movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, estamos aproveitando ações como o Saúde na Galeria para reforçar o alerta sobre as formas de prevenção e os serviços disponíveis na rede de saúde para o combate ao câncer”, informou Magaldi.

Realizado duas vezes ao mês, por meio do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), o projeto já atendeu 2.650 pessoas com consultas médicas com clínico geral, dispensação de medicamentos, vacinação, distribuição de preservativos, oferta de testagem rápida (HIV, sífilis, hepatites B e C) e aferição de pressão arterial.

“Conheço pessoas próximas que tiveram o câncer de mama ainda jovens, por isso é uma preocupação. Com o trabalho do dia a dia, acabamos deixando a saúde em segundo plano. Como não faço exames periódicos há um tempo, resolvi aproveitar o atendimento aqui na galeria para solicitar os encaminhamentos necessários”, afirmou a agente de viagens Marcilene França, 47, que trabalha na área central.

Carreta da Mulher

Carreta da Mulher estará com atendimentos de sensibilização e prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero (Foto: Marinho Ramos)

Até o dia 11 de outubro, a Carreta da Mulher estará com atendimentos de sensibilização e prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero na sede da Semmasdh, na avenida Ayrão, s/n°, Centro.

Estão sendo distribuídas 40 senhas para mamografia unilateral e bilateral e 20 senhas para preventivo (papanicolau), além de nove tipos de ultrassons que atendem tanto o público masculino quanto o feminino: transvaginal, obstétrica, pélvica, abdominal total, abdominal superior, vias urinárias, tireoide, mamas e próstata via abdominal, com a distribuição de 50 senhas.

A distribuição de senhas acontece a partir das 7h para atendimento em dois turnos: manhã das 8h às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Os documentos necessários para realização dos exames são: Cartão do SUS, RG, CPF e solicitação médica do SUS.

Iluminação

Amanhã, quarta-feira (4), a partir das 17h, a Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, na rua Araxá (antiga Rua 4), na praça do conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, zona Centro-Sul, acenderá a tradicional iluminação na cor rosa. Durante o evento, o público presente poderá assistir a uma palestra motivacional.

Com informações da assessoria