×

Mundo

Papa Francisco canoniza como santa madre Teresa diante de 100 mil fiéis em missa no Vaticano

 Madre Teresa é canonizada como santa pelo Papa Francisco diante de 100 mil fiéis - foto: divulgação


Madre Teresa é canonizada como santa pelo Papa Francisco diante de 100 mil fiéis – foto: divulgação

Em meio à adoração e às críticas, o Papa Francisco canonizou como santa a madre Teresa de Calcutá, diante de 100 mil fiéis em missa celebrada no domingo (4), na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Publicidade

Madre Teresa é uma das figuras católicas mais conhecidas no mundo e dedicou sua vida aos pobres. A cura de um brasileiro considerada milagrosa fez a igreja decidir por canonização.

“Proclamamos a beata Teresa de Calcutá santa e a inscrevemos entre os santos, decretando que seja venerada como tal por toda a Igreja”, declarou o Papa Francisco, durante o pronunciamento em latim a frase de canonização ritual.

Durante a celebração, o Papa ressaltou a importância do ato entre a humanidade.

“Que nos ajude a entender que o nosso único critério de ação é o amor gratuito, libre de qualquer ideologia, sem distinção de língua, cultura, raça ou religião”, pediu o Papa durante sua homilia.

Após a cerimônia, o Papa Francisco se reuniu durante almoço com 1.500 pessoas ajudadas pelas irmãs Missionárias da Caridade, cuja congregação foi fundada pela madre Teresa.

Na fachada da Basílica de São Pedro, sob um céu azul e um sol de verão, foi pendurado um retrato gigante da missionária.

Ao fim do pronunciamento, os 100 mil fiéis aplaudiram a canonização de madre Teresa de Calcutá.