×

Mundo

Parlamento venezuelano pede encontro com presidente colombiano na fronteira

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro – Foto: Divulgação

O parlamento da Venezuela, Assembleia Nacional (AN), de contundente maioria opositora, solicitou nesta segunda-feira (5) ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que receba uma delegação do Legislativo na próxima quinta-feira quando viajar à cidade fronteiriça de Cúcuta para tratar o tema da emigração em massa de venezuelanos. A informação é da agência EFE.

Publicidade

“Solicitamos por escrito e formalmente ao governo colombiano (…) que receba uma comissão da Assembleia Nacional venezuelana em pessoa”, afirmou a deputada opositora Gaby Arellano na embaixada colombiana.

A chanceler colombiana, María Ángela Holguín, anunciou na semana passada que nesta quinta-feira o chefe do Executivo colombiano viajará para Cúcuta, cidade fronteiriça com a Venezuela, para  informar sobre as medidas a aplicar aos venezuelanos presentes e que chegam ao país, uma situação que qualificou de “complexa”.

Algumas dessas medidas, segundo Holguín, se centrarão em áreas como saúde, segurança e migração, para atender – segundo um recente relatório de Migração da Colômbia – os cerca de 550.000 venezuelanos que estão no país e responder ao aumento do fluxo migratório da nação vizinha, que aumentou no ano passado em 110%.

Arellano indicou hoje que os representantes da AN, único poder nas mãos da oposição, estão dispostos a reunir-se com Santos na quinta-feira, inclusive na “própria ponte internacional Simón Bolívar”, que liga os dois países.

Corredores humanitários

A deputada venezuelana indicou que o pedido ao governo colombiano foi acompanhado da entrega do acordo parlamentar aprovado na semana passada pelo qual se solicita a aplicação de corredores humanitários nas zonas fronteiriças do país, como uma “solução imediata” para complicada situação econômica da Venezuela.

Os venezuelanos começaram a emigrar há meses, sobretudo para a Colômbia, através dos pontos que se estendem em seus mais de 2.000 quilômetros de fronteira, empurrados pela crise do país.
Esta é uma das razões pelas quais há meses em Cúcuta se observa a presença de venezuelanos instalados em parques e outros locais da cidade.

Fonte: Agência Brasil