×

Mundo

Piloto russo é assassinado após ter avião derrubado por rebeldes sírios

Sukhoi 25 caiu em área da Síria controlada por insurgentes (Foto: O. Hajkadour/Getty Imagens/AFP)

O piloto do avião de combate russo derrubado por rebeldes sírios morreu em um tiroteio após saltar de paraquedas no leste da província de Idlib, no noroeste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos à agência EFE.

Publicidade

O avião russo, modelo Sukhoi 25, caiu em uma área entre a cidade de Maarat al Numan e Saraqueb, no leste de Idlib e controlada por facções insurgentes, onde o governo sírio está efetuando uma ofensiva desde o último dia 25 de dezembro com apoio aéreo russo.

O piloto, segundo o Observatório, conseguiu saltar de paraquedas antes do impacto, mas uma vez em terra foi rodeado por uma facção insurgente que não especificou e, após um tiroteio, foi abatido.

O Ministério de Defesa da Rússia confirmou a queda do seu avião, derrubado por “um míssil antiaéreo” em Idlib, bem como a morte do piloto.
Segundo o comunicado do ministério russo, reproduzido pela agência Sputnik, o homem sobreviveu ao impacto, mas foi morto em terra.

A Rússia está fazendo todos os esforços para recuperar o corpo do piloto, com a ajuda da Turquia, acrescentou a nota.

O Observatório indicou que aviões e helicópteros militares lançaram hoje um total de 50 ataques aéreos contra Idlib, e que pelo menos cinco pessoas morreram em Saraqueb, uma das cidades mais importantes da província e que fica junto à estrada que conecta Alepo com a capital Damasco.

Os combates entre as tropas governamentais e seus aliados contra o Organismo de Libertação do Levante (que era aliado da al Qaeda) e outras facções continuam e se concentram na área de Tel Tuqan, situada 11 quilômetros ao leste de Saraqueb.

Quase toda Idlib está controlada pelo Organismo de Libertação do Levante e outras facções.

Fonte: Agência Brasil