×

Prefeitura de Manaus doa mais de seis mil lâmpadas para municípios do interior

As luminárias doadas são resultado de uma triagem das lâmpadas retiradas nos últimos anos (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

Dando exemplo de parceria e solidariedade, a Prefeitura de Manaus doou, nesta terça-feira (3), mais de seis mil lâmpadas de vapor metálico ou de sódio, retiradas das ruas de Manaus que já receberam iluminação em LED. Os termos de doação beneficiam os 61 municípios do interior do Amazonas, com 100 lâmpadas para cada município, e vai ajudar na iluminação pública e na segurança das sedes e comunidades.

Publicidade

Prefeito Arthur Virgílio Neto assinou o termo onde a prefeitura de Manaus doará 6 mil luminárias para as prefeituras do interior do estado do Amazonas (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

O acordo para doação aconteceu ainda em setembro de 2017 entre o prefeito Arthur Virgílio Neto, a Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e vários prefeitos do interior do Estado interessados na parceria, atendendo reivindicação dos próprios prefeitos. A entrega foi realizada por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais e Abastecimento de Energia (UGPM Energia), vinculada à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

“Cem lâmpadas para cada município é um princípio geral, mas na realidade nós temos mais lâmpadas para distribuir. Os municípios estão às escuras e não podem ficar assim”, afirmou o prefeito, anunciando que a Prefeitura de Manaus está estudando uma Parceria Público-Privada (PPP) para substituir toda a iluminação da cidade por iluminação de LED, dotadas de gravadores de imagens e áudio e, de imediato, 60% da iluminação tradicional, ainda restante na cidade, será disponibilizada para os municípios do interior.

“E, posteriormente, faremos a distribuição das LED que serão substituídas pelo novo modelo”, afirmou o prefeito, informando, ainda, que a empresa a receber a concessão onerosa fará a substituição de 100% da iluminação pública da cidade.

As luminárias doadas são resultado de uma triagem das lâmpadas retiradas nos últimos anos e em bom estado de conservação. “Elas foram selecionadas, acondicionadas e guardadas para ser cedidas aos municípios do Amazonas que não têm capacidade de arrecadação de recurso de Cosip, como Manaus tem”, reforçou o coordenador da UGMP Energia, Rafael Assayag.

“A doação foi um acordo do prefeito Arthur Virgílio atendendo o clamor dos prefeitos por conta da necessidade de iluminação na maioria deles”, afirmou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

Prefeitos

Para o representante da Associação dos Municípios do Estado do Amazonas, Samuel Farias, é importante ressaltar o espírito de solidariedade e de parceria da Prefeitura de Manaus para com os demais municípios do Estado. “Esse gesto tem uma grandeza muito grande e benefícios significativos”, afirmou.

A reação entre os prefeitos também foi muito positiva e de agradecimento. Para o prefeito de Santo Antônio de Iça, Abrahão Lasmar, foi um gesto importante, porque os municípios estão necessitados de iluminação pública. “Realmente isso é uma necessidade de todos os municípios, numa crise dessas conseguir comprar essas lâmpadas é impensável. Isso vai ajudar muito, um ganho muito grande para o município”, disse.

Já o prefeito Nonato Tenazor, de Atalaia do Norte, afirma que as lâmpadas doadas serão utilizadas não somente na sede, mas também nas comunidades. “Tenho certeza que isso vai ajudar bastante”, avaliou.

Em Alvarães, as lâmpadas doadas vão ajudar a iluminar comunidades que estão recebendo o programa “Luz Para Todos”, para iluminação das residências. “Estamos concluindo a extensão do programa que contempla 500 famílias, mas como o programa só contempla residências, essas lâmpadas serão utilizadas nessas comunidades para a iluminação das ruas”, informou.

Simão Peixoto, do município de Borba, ressaltou o fortalecimento da política pública para iluminação pública e a contribuição para a segurança. “Eu quero falar em nome de 45 mil habitantes do município de Borba, que estão muito felizes em receber essa doação. Eu tenho certeza que isso vai ajudar muito o município”, concluiu.