×

Cidades

Prefeitura inicia planejamento de ações para a operação cheia 2018

Reunião da Defesa Civil (Foto: Márcio James/Semcom)

O planejamento das ações integradas para a operação cheia 2018 tiveram início nesta quinta-feira *18), pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do município, durante reunião na sede da Casa Militar de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste.

Publicidade

A reunião contou com a presença de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semamsdh), de Meio Ambiente (Semmas), da Saúde (Semsa), de Educação (Semed), de Limpeza Pública (Semulsp), do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Guarda Municipal, Subsecretaria de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) e Polícia Ambiental do Amazonas.

O órgão de acordo com o secretário municipal da Defesa Civil, Cláudio Belém, já está iniciando o monitorando nas áreas passíveis de alagação na cidade de Manaus, e a partir desta quinta-feira, dando início às atividades da operação cheia 2018.

“A partir de hoje já estamos chamando as outras secretarias municipais envolvidas na operação, junto com a Defesa Civil, para planejar as ações preventivas nas áreas afetadas pela cheia em Manaus, e assim somando forças para atuar de forma mais imediata e eficaz junto às comunidades”, destacou.

O secretário municipal da Semmasdh, Elias Emanuel, que também esteve presente na reunião, destacou a importância da antecipação das ações preventivas para cheia realizada pela prefeitura de Manaus.

“O nosso trabalho já começa para que, no caso de atingir a cota de emergência, a prefeitura já esteja preparada para atuar e atender todas as famílias afetadas pelo fenômeno deste ano”, explicou.

Conforme o relatório apresentado pela Defesa Civil durante a reunião, a próxima etapa do planejamento será as vistorias com os técnicos do órgão nos 15 bairros da cidade passíveis de alagação durante o fenômeno. São eles: Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

Com informações da assessoria