×

Cidades

Procuradoria-Geral do Amazonas inaugura Memorial PGE

O memorial foi inaugurado pelo procurador-geral do Estado, Dr. Paulo José Gomes de Carvalho (Fotos: Roberto Carlos/Secom)

 
 
Manaus/AM – A Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (21), um memorial que resgata parte da história da instituição no Estado. A ação faz parte da programação comemorativa aos 46 anos de atuação da PGE, celebrados em novembro deste ano.

O memorial, exposto no auditório da Procuradoria, no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus, foi inaugurado pelo procurador-geral do Estado, Dr. Paulo José Gomes de Carvalho.
 
Dividido em três segmentos, o Memorial da PGE exibe as 37 edições da revista da entidade, acontecimentos, publicações, registros, imagens dos colaboradores, além da produção acadêmica e literária dos procuradores do estado.
 
“Este pequeno fragmento de memória da Procuradoria Geral do Estado vai refletir para contar sua história. Um órgão sem memória é um órgão sem história. Hoje, nós inauguramos este memorial que reflete não só a história da Procuradoria, mas sua grandeza, sua importância, seu desenvolvimento e a sua dedicação no exercício da advocacia pública do Estado do Amazonas”, pontuou Paulo José Gomes de Carvalho.
Resgate
O memorial conta com um acervo com peças raras, como a primeira revista da instituição, que teve tiragem de 500 exemplares em junho de 1983; e o Diário Oficial de 1972, com a publicação que institucionalizou o sistema de apoio jurídico do estado, a partir da criação da PGE, que antes era chamada de Procuradoria Judicial.
 
“São 46 anos de história da Procuradoria Geral do Amazonas e é uma história de muita luta, de árduo desempenho, de profissionais renomados defendendo sempre os interesses do Estado do Amazonas. A questão de resgatar as lembranças, a memória, a história da Procuradoria tem a finalidade de fortalecer a nossa identidade”, ressaltou a procuradora Clara Lindoso Lima, coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos da instituição.
Trabalho
A PGE-AM é a instituição responsável pela representação judicial e extrajudicial do Estado com exclusividade. Cabe-lhe também a consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo, e o controle da dívida ativa do Estado. O órgão conta com 93 procuradores, 149 servidores, 45 residentes jurídicos e 87 estagiários e realiza investimentos na área do desenvolvimento profissional, com programa de capacitação alinhado aos objetivos institucionais, articulando parcerias com instituições de renome, firmando termos de cooperação técnica e que deram suporte para a concretização de vários projetos estratégicos.
 
 
*Com informações da assessoria