quinta-feira , 16 agosto 2018
Home / Economia / Produção de laranja em Presidente Figueiredo deve alcançar novos mercados consumidores
Anuncie Aqui!

Produção de laranja em Presidente Figueiredo deve alcançar novos mercados consumidores

Em 2017, a produção de laranja girou em torno de 300 toneladas (Foto: Herick Pereira/FPS)

 

Mais de 50 famílias da comunidade do Paulista, zona rural do município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), devem ampliar a comercialização de laranja e de demais frutos cítricos com o auxílio de um equipamento que limpa e classifica o fruto, conforme os tamanhos. O equipamento foi entregue na sexta-feira (27) pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para a Cooperativa Agroindustrial de Produtores do projeto do Uatumã.

Com investimento de R$ 98,5 mil, o maquinário e um grupo de gerador de 15 KVA devem reduzir em torno de 30% as perdas no custo final do produto junto ao mercado consumidor. Esse investimento faz parte do Termo de Fomento firmado entre o FPS e a cooperativa, que fornece boa parte da sua produção para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do município e de Manaus e feiras e mercado da capital. Em 2017, a produção de laranja girou em torno de 300 toneladas. Para o Preme, a produção de citros é feita em 110 hectares de terra.

“Nossas laranjas vão ter mais valor agregado e uma prospecção melhor de novos mercados. Com esses equipamentos, podemos ter uma laranja em melhores condições para venda, pois era o que faltava para ganharmos novos mercados ao oferecer uma laranja mais limpa para nossos consumidores”, disse o produtor rural da cooperativa, Ozéias Martins.

Incremento na renda e produção – Segundo o Instituto Desenvolvimento Agroflorestal e Sustentável do Amazonas (Idam), o cultivo de cupuaçu em Presidente Figueiredo é feito em 400 hectares e a da laranja em 120 hectares de terras cultiváveis. Para a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes, esse investimento vai impulsionar a renda e a produção das famílias.

“A proposta do FPS é garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias em nosso Estado. Em seis meses, o FPS já investiu cerca de R$ 2 milhões nos Termos de Fomento, alcançando mais de 6 mil famílias. É o progresso retornando em nosso interior”.

*Com informações da assessoria

Comentários no Facebook

Veja Também

Juros do cartão de crédito rotativo estão mais altos

  As concessões do rotativo do cartão de crédito representaram cerca de 10% dos empréstimos ...

High Risk Merchant Account