×

País

Seis pessoas são detidas durante operação no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus

Parte dos manifestantes foi assediada pela facção criminosa (Foto: Divulgação)

Quatro homens foram presos e dois adolescentes apreendidos no bairro Santa Etelvina, após a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) determinar uma operação na área, com foco no Residencial Viver Melhor. Além de prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, a ação de reforço da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop) apreendeu cerca de 1 quilo de oxi, 148 trouxinhas entre maconha e cocaína, uma motocicleta e um revólver calibre 38 com numeração suprimida.

Publicidade

Desde ontem, a SSP-AM determinou a operação no bairro depois que manifestantes pediram o retorno de narcotraficantes ligados a uma facção criminosa para a capital amazonense. Os detentos estão em presídios federais e são apontados como líderes dessas facções.

De acordo com o tenente-coronel Bruno Azevedo, coordenador de operações da Seaop, o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança identificou que parte dos manifestantes foi assediada pela facção criminosa para participar da manifestação. “Parte daquelas pessoas recebeu ajuda financeira para estar lá. Aquilo é um contrassenso. A determinação do secretário de Segurança foi para aumentar a sensação de segurança da população, com a presença forte e ostensiva da polícia. Isso não vai parar por aqui”, afirmou.

Prisões

Na tarde de quarta-feira (9), foi preso Manoel Gemaque Cardoso. Ele estava com uma motocicleta com restrição de roubo e placa adulterada, de acordo com o delegado do 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Paulo Benelli. O delegado destacou a participação dos moradores no auxílio ao trabalho que vem sendo feito no bairro da zona norte. “Agradecemos à população que tem colaborado com o trabalho da polícia”, afirmou.

A segunda prisão ocorreu na noite de quarta-feira, por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Sérgio Roberto Corvelo, 34, estava com cerca de 1 quilo de 0xi, na avenida 7 de maio, e uma arma de fogo. Corvelo é irmão de um infrator, chamado de ‘Romarinho’, que é conhecido por comandar o comércio irregular de drogas na região do Residencial Viver Melhor.

Na manhã de quinta-feira (10), policiais da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam Phelipe Italo Alves de Almeida. Ele estava foragido do sistema prisional desde setembro do ano passado. Já na tarde desta quinta-feira, policiais da Seaop, em conjunto com uma equipe da 26ª Cicom e do 26º DIP, prenderam Francirney Oliveira Nascimento, de 24 anos, e apreenderam a namorada dele, uma adolescente de 17 anos. Denúncias anônimas, recebidas através do telefone 181, ajudaram os policiais a chegar aos infratores. Com eles, a polícia encontrou drogas, relógios e celulares. A polícia encontrou 91 trouxinhas supostamente do tipo ‘skunk’, 40 trouxinhas supostamente de cocaína, 17 trouxinhas supostamente de oxi, além de R$ 94,70 em espécie, quatro relógios, dois cordões e três celulares.

Também foi apreendido um adolescente de 15 anos, que estava com drogas e cerca de R$ 60 em espécie. Segundo o Capitão Bruno Pereira, comandante da 26ª Cicom, a apreensão de entorpecentes só não foi maior porque a presença ostensiva da polícia inibiu a ação de traficantes desde o início da operação no bairro Santa Etelvina.

*Com informações da assessoria