×

Saúde

Semsa participa de Tribuna Popular sobre Aleitamento Materno na Câmara Municipal de Manaus

Enfermeira Ivone Amazonas, chefe do núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, representou a Semsa na Tribuna Popular (Foto: Agnaldo Oliveira Júnior/Semsa)

Mais um estímulo à amamentação foi realizado como parte das ações do Agosto Dourado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mês que marca a campanha do aleitamento materno. A enfermeira Ivone Amazonas, chefe do núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, representou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na Tribuna Popular, promovida pelo vereador Everton Assis, na Câmara Municipal de Manaus, nesta terça-feira (9).

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi Alves, o Agosto Dourado tem o objetivo de chamar a atenção para os benefícios da amamentação e promover os estímulos e apoios necessários para que as mães possam amamentar sem qualquer dificuldade.

“O Ministério da Saúde preconiza que as mães devam amamentar seus filhos, exclusivamente, com leite materno até os seis meses de vida e até os dois anos com a inserção alimentar saudável com sucos e outras alternativas”, ressaltou Magaldi.

Segundo Ivone Amazonas, a Tribuna Popular faz parte do movimento de conscientização dos profissionais da Câmara Municipal de Manaus para a Implantação da Sala de Apoio à Amamentação.

“Nós fomos convidados a falar sobre a importância do aleitamento materno e explicar o processo de criação da sala de apoio, dentro do parlamento municipal. Como prerrogativa para a criação do espaço é necessário que as funcionárias grávidas disponham de seis meses de licença maternidade e que os filhos tenham creche garantida. O estímulo à amamentação é garantia de redução da mortalidade infantil, por isso tão importante”, destacou Ivone.

Sala de Apoio à Amamentação
Ivone explica que a Sala de Apoio à Amamentação é destinada às mulheres trabalhadoras que retornam da licença-maternidade e desejam continuar amamentando seus filhos. Nessa sala, a mulher pode retirar e armazenar o seu leite em condições higiênico-sanitárias adequadas durante a jornada de trabalho.

A construção ou adaptação da SAA está embasado pela RDC/Anvisa nº 171, de 4 de setembro de 2006, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano e na publicação Banco de Leite Humano – Funcionamento, Prevenção e Controle de Riscos e tem por objetivo orientar a instalação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho em parceria com as vigilâncias sanitárias locais.

Segundo o vereador Everton Assis, autor da propositura, a legislação brasileira ampara a mulher trabalhadora contemplando a garantia de emprego desde a gestação, a licença-maternidade remunerada e o apoio à prática do aleitamento materno. Com isso, há garantia para as mulheres com vínculos empregatícios formais de benefícios trabalhistas de apoio à maternidade e à amamentação.

“As mulheres que amamentam e que se afastam de seus filhos em virtude do trabalho precisam esvaziar as mamas durante a sua jornada diária, para o alívio do desconforto e para manter a produção de leite. Na maioria das vezes não há nos ambientes de trabalho um lugar apropriado para isso, o que impede que a mulher aproveite o leite retirado para oferecer ao seu filho posteriormente. Diante dessa demanda, alguns empregadores estão investindo em salas de apoio à amamentação, destinadas à retirada e à estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho”, declarou o parlamentar.

Com informações da assessoria