×

Teatro da Instalação recebe espetáculo ‘Notas sobre ela’

O espetáculo tem a intenção de mostrar a força da mulher na sociedade (Fotos: Tayná Satere)

Um processo que discute questões voltadas à personalidade humana a partir da imagem feminina no ambiente urbano brasileiro é o foco principal do espetáculo ‘Notas sobre ela’, da Panorando Produções Artísticas, que acontecerá neste sábado (17), a partir das 19h, no Teatro da Instalação. O evento, que terá entrada franca, faz parte da agenda do Programa Espaço Aberto, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Publicidade

Com a intenção de mostrar a força da mulher na sociedade, a dramaturgia coreográfica e a estética do espetáculo problematizam a questão da agressão contra mulheres e do feminicídio no Brasil. De acordo com Fábio Moura, supervisor artístico do espetáculo, a princípio, a apresentação tinha como foco principal trabalhar e discutir alguns fatores da mulher brasileira, logo depois se percebeu a necessidade de inserir algumas denúncias.

“Para a criação do espetáculo, tivemos um trabalho de pesquisa e dados de qual é a realidade desse público feminino e, infelizmente, são informações bem complicadas, bem difíceis e, a partir disso, percebemos a necessidade de inserir algumas denúncias como o próprio feminicídio”, conta.

Fábio assinala que o contexto de toda a apresentação relaciona aspectos individuais de cada intérprete frente aos conflitos destacados ao longo do espetáculo.

“A dramaturgia corporal dialoga diretamente com o subjetivo de cada intérprete, pois muito dos movimentos realizados surgiram a partir de reuniões e provocações acerca de alguns fatores como, por exemplo, a família”, pontua.

Rede de artistas

Idealizado em 2016, a Panorando Produções Artísticas é uma rede de artistas de dança, teatro e artes visuais, na qual todos os integrantes se ajudam nas realizações de seus respectivos projetos. A rede nasceu em meio às dificuldades encontradas por novos artistas amazonenses de se inserir no mercado cultural.

Diante disso, os idealizadores começaram a reunir artistas independentes em projetos simultâneos que, inicialmente, foram criações de espetáculos de Dança e de Teatro. Ao longo de sua recente história, a Panorando já participou de importantes eventos como o 7º Festival Amazonas de Dança (AM), a IX Semana de Teatro da UNIRIO (RJ) e Palco Hip Hop 2018 (MG).

Além disso, a rede é a realizadora do Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance, evento que pelo segundo ano foi contemplado no edital de patrocínio do Banco da Amazônia, e que tem excelente repercussão de público e crítica.

Recentemente, a rede deu início ao ‘Por Mais Espectadores’, projeto independente que consiste em um conjunto de ações (oficinas, cursos e intervenções) que visam proporcionar novas experiências estéticas, e uma aproximação entre a Arte e novos espectadores em Manaus e em comunidades ribeirinhas do Amazonas.