sábado , 26 Maio 2018
Home / Cidades / Unidades do Caic e Caimi participam do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Anuncie Aqui!

Unidades do Caic e Caimi participam do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

O público alvo a ser vacinado no Amazonas é de cerca de um milhão de pessoas (Foto: Divulgação/Secom)

As unidade do Centro de Atenção Integral à Criança e à Melhor Idade (Caic e Caimi), pertencentes a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), participam neste sábado (12) do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As unidades funcionarão das 8h às 17h.

A Fundação Alfredo da Matta, vinculada à Susam, também participará da campanha, com equipes de vacinação das 8h às 16h. A unidade fica localizada na avenida Codajás, Nº 24, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Além da rede estadual, unidades de saúde dos municípios, em todo o Estado, vão participar da mobilização. Em Manaus, a vacina poderá ser encontrada em mais de 600 locais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas.

O público alvo a ser vacinado no Amazonas é de cerca de um milhão de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90%, o que corresponde a 900 mil pessoas.

Realizada em todo o Brasil, a campanha iniciou no dia 23 de abril apenas nos municípios do interior do Amazonas. A partir deste sábado, Manaus também dará início à vacinação, prosseguindo até o dia 1º de junho.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que os grupos prioritários para vacinação são compostos por crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, professores da rede pública e privada, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, pede total empenho dos municípios, para que a meta seja atingida. “Temos 50% da população concentrada na capital, que começa agora a receber a vacinação. Além disso, os municípios traçaram estratégias para vacinar nas comunidades e nas áreas remotas, durante o Dia D de mobilização. A expectativa, portanto, é de intensificação nos próximos dias, com a mobilização para o Dia D”, afirmou.

Segundo o secretário, todos os municípios estão abastecidos com vacina suficiente para alcançar a meta de imunização. A Susam encaminhou, por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Vacinação (PNI), as quantidades necessárias, de acordo com a população de cada município. “Todos os municípios estão devidamente abastecidos, dentro da sua meta”, disse.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as particularidades geográficas do Amazonas exigem estratégias específicas, para alcançar bons resultados. Uma delas é o envio de agentes de saúde, pelas secretarias municipais, antes do Dia D, para as comunidades rurais mais distantes da sede.

Bernardino reforça que a vacina é eficiente e protege contra os vírus de Influenza H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “A única restrição para não aplicação da vacina é referente a pessoas com alergia ao ovo, o restante está apto para se imunizar contra a gripe, que em casos grave pode levar a óbito”, ressaltou.

A coordenadora do PNI, Izabel Nascimento, destaca que o público alvo da campanha é de 1.027.394 pessoas em todo o Amazonas, porém, o Ministério da Saúde estabelece como meta ideal 90% desse público, o que dá 900 mil pessoas a serem vacinadas. Segundo ela, a mobilização no interior já alcança áreas indígenas, onde a vacinação também está ocorrendo.

Confira onde tem CAIC

ZONA SUL

CAIC JOSEPHINA DE MELLO

Rua Felismino Soares nº. 213 Colonia Oliveira Machado

CAIC ALEXANDRE MONTORIL

Rua Coronel Ferreira de Araújo s/nº – Petrópolis

ZONA CENTRO-SUL

CAIC AFRÂNIO SOARES

Avenida Tancredo Neves s/nº Shangrilá – Parque Dez

ZONA OESTE

CAIC ALBERTO CARREIRA

Avenida Brasil s/nº Compensa 1

ZONA CENTRO-OESTE

CAIC JOSÉ CARLOS MESTRINHO

Rua 05 nº 367 Alvorada 2

CAIC RUBIM DE SÁ

Desembargador João Machado s/nº Campos Elíseos – Planalto

ZONA LESTE

CAIC ANA BRAGA

Rua Alameda Cosme Ferreira s/nº São José 1

CAIC DR. EDSON MELO

Avenida Alameda Cosme Ferreira nº. 7995 Zumbi 2

CAIC DR. JOSÉ CONTENTE

Avenida Autaz Mirim nº 950 Jorge Teixeira

ZONA NORTE

CAIC GILSON MOREIRA

Rua 02 nº 70 Conjunto Mundo Novo Cidade Nova 1

CAIC DR. MOURA TAPAJÓS

Avenida Samaúma nº 606 Monte das Oliveiras – Galileia 2

CAIC MARIA HELENA GOES

Avenida Chico Mendes nº 690 Novo Israel

Confira onde tem CAIMI

CAIMI ADA RODRIGUES VIANA

Avenida Brasil s/nº – Compensa 1

CAIMI ANDRÉ ARAÚJO

Avenida Camapuã, nº 108, núcleo 9 – Cidade Nova 2

CAIMI PAULO LIMA

Rua Dr. Felismino Soares, nº 115 – Colônia Oliveira Machado.

*Com informações da assessoria

Comentários no Facebook

Veja Também

Mais de 500 títulos definitivos de terra são entregues aos moradores na Zona Norte de Manaus

Mais 569 famílias de Manaus realizaram o sonho de receber o título definitivo de terra, ...

High Risk Merchant Account