×

Mundo

Após 36 anos, vulcão Aso entra em erupção no Japão

Após 36 anos, vulcão Aso entra em erupção no Japão

Após 36 anos, vulcão Aso entra em erupção no Japão

 

Publicidade

O vulcão mais ativo do Japão, no Monte Aso, pode entrar em erupção nas próximas horas, depois de 36 anos de adormecimento, informaram as autoridades locais. O vulcão já está expelindo cinzas a uma distância de 11 quilômetros.

O Monte Aso fica na parte central da ilha de Kyushu, no sul do Japão, e a Agência Meteorológica emitiu nesta madrugada um alerta de erupção, elevando o nível de alarme para três, em uma escala que vai até cinco. Também foi proibida a entrada de pessoas na região da cadeia de montanhas por risco de desmoronamento.

Os serviços ferroviários estão interrompidos temporariamente e cerca de 30 mil casas estão sem energia elétrica. Algumas explosões já foram diagnosticadas nas primeiras horas de hoje, as quais expeliram rochas a uma distância de um quilômetro da cratera principal do vulcão.

Os japoneses pesquisam a possibilidade de o vulcão ter retomado suas atividades devido ao terremoto registrado na região em abril, o qual provocou 49 mortes. O Japão fica localizado no chamado “anel de fogo do Pacífico”, onde há ao menos 100 vulcões e falhas tectônicas cujos movimentos provocam tremores de terra e tsunamis.