×

Mundo

Ataque deixa pelo menos 2 mortos perto de sede da comissão eleitoral afegã

Soldados afegãos (Foto: Divulgação)

 

Publicidade

Pelo menos duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um atentado suicida cometido neste sábado durante um protesto perto de uma sede da Comissão Eleitoral do Afeganistão (IEC) na província de Nangarhar, no leste do país.

O atentado aconteceu para às 11h20 (horário local, 3h50 de Brasília), quando um homem-bomba detonou os explosivos que carregava durante uma manifestação pela desqualificação de um candidato perto de uma sede da IEC, na cidade de Jalalabad, afirmou à Agência Efe o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaulla Khogyanai.

Segundo o porta-voz, quatro feridos foram transferidos para o hospital e um deles está em estado grave.

Os manifestantes protestavam pela desqualificação do candidato Jawid Zaman para as eleições parlamentares e dos conselhos do distrito previstas para o próximo dia 20 de outubro, acrescentou Khogyanai.

Até o momento, nenhum grupo armado reivindicou a autoria do ataque.

O processo eleitoral para as eleições parlamentares tem sido alvo de ataques insurgentes desde quando iniciou o processo de inscrição dos eleitores, em abril.

O maior ataque aconteceu no dia 22 de abril, em um atentado suicida contra um centro de eleitores no oeste de Cabul, onde 60 pessoas morreram e 138 ficaram feridas, e que foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Fonte: EFE