×

Cidades

Centec promove serviços gratuitos à comunidade no ‘Outubro Rosa’

Durante a ação serão oferecidos serviços de saúde e beleza para os participantes (Foto: Divulgação)

 

Publicidade

Manaus/AM – Para fortalecer as ações de prevenção do câncer de mama e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, no próximo dia 9, o Centro de Ensino Técnico (Centec) realiza a primeira edição do projeto ‘Centec de Peito Aberto para o Outubro Rosa’, com várias atividades gratuitas para a comunidade, sobretudo a do bairro São Geraldo e adjacências. O evento acontece na sede da instituição, localizada na avenida Djalma Batista, 646, Zona Centro-Sul, das 13h às 17h.

Segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 440 novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Amazonas, anualmente. No Brasil, estima-se que sejam 57.960. O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, matando pouco mais de 18 mil pessoas por ano no Brasil.

Na ação promovida pelo Centec, alunos, colaboradores, professores e empresas parceiras, estarão promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso às informações sobre diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade por meio de serviços voltados para a mulher.

“Nossa ação social é destinada para as mulheres. Outubro é um mês de grande relevância para o público feminino. Geralmente, as pessoas estão acostumadas a trabalharem apenas o tratamento com a reabilitação, porém, estão deixando a prevenção de lado. Investem em tratamento enquanto poderiam prevenir a doença. Nossa ação tem a finalidade de chamar a atenção do público feminino para os cuidados, para o autoexame da mama e, principalmente, para a prevenção”, disse a coordenado do evento, Jacqueline Chagas.

Durante a ação serão oferecidos serviços de saúde e beleza para os participantes, visando elevar a autoestima de quem sofre ou tem algum parente que sofre com a doença, que, se diagnosticada precocemente, tem altos índices de cura.

Limpeza de pele e make básica; aferição de pressão arterial, exame oftalmológico, palestra sobre mastectómia, com alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem, e design de sobrancelha, com alunos e instrutores do Projeto Oportunizar, que treina refugiados venezuelanos para o mercado local, são alguns dos serviços. Mas também haverá assessoria jurídica com a professora e advogada Rosa Reis e orientação psicológica para mulheres mastectomizadas, com a professora e psicóloga Ilka Melo.

Conforme a organização, é importante que as pessoas que sofrem com o câncer de mama saibam dos seus direitos, onde podem buscar ajuda e que também consigam encarar o fato de forma proativa, daí a importância dos atendimentos jurídicos e psicológicos que serão ofertados.

O projeto ‘Centec de peito aberto para o Outubro Rosa’ faz parte do Programa Centec Social, que desenvolve diversas ações de promoção à solidariedade e, nesta edição, conta com a parceria das empresas Mary Kay e Ótica Vip.

Além dessa ação, o programa realiza durante todo o ano campanhas de arrecadação para doações a instituições de caridade e diversas palestras gratuitas de orientação a carreiras e profissões, demonstrando compromisso do Centec com a sociedade em geral.

Sobre o Centec

O Centec é uma instituição especializada no ensino profissionalizante e tem como missão formar profissionais com competência técnica e humana para atender as demandas do mercado de trabalho.

*Com informações da assessoria