×

Cidades

Defesa Civil do Amazonas lança Semana Nacional de Redução de Desastres

Alunos fizeram uma visita técnica no Parque Sumaúma (Foto: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas)

Agentes da Defesa Civil do Amazonas iniciaram, na segunda-feira (9), as atividades educativas da Semana Nacional de Redução de Desastres, com o tema “Educar para Prevenir”. A abertura do evento, que será realizado durante três dias, foi no Parque Sumaúma, zona norte. Alunos da Escola Municipal Ana Mota Braga, do bairro São Sebastião, receberam as primeiras instruções.

Publicidade

“O objetivo é instruir os estudantes quanto aos riscos de desastres naturais, principalmente em áreas de vulnerabilidade do Estado. Além disso, a proposta visa tornar esses jovens multiplicadores de conhecimento, com intuito de conscientizar a sociedade”, ressaltou o secretário executivo do órgão, coronel Fernando Pires Júnior.

Com a ajuda do mascote do órgão “Chico Prevenido”, os técnicos ministraram temas que estão diretamente ligados ao dia a dia da população, como as enchentes, estiagens, queimadas, deslizamentos de terras, entre outros. Os alunos também fizeram uma visita técnica ao parque, avaliando possíveis cenários de desastre.

“Na escola Ana Mota somos ensinados a cuidar do meio ambiente para levarmos este ensinamento ao longo da vida. Aqui, aprendi que é sempre muito importante separarmos o lixo, porque no momento da coleta tem muito material que pode ser reutilizado, principalmente para evitar enchentes, doenças e outros desastres”, ressaltou aluna do 6º ano, Nicolle Marinho Paiva.

Legislação

A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída pela Presidência da República em 2015 e é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, apostando na conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

No âmbito estadual, por meio da lei nº 3.576, ficou instituído também a segunda quarta-feira de outubro de cada ano, como o Dia Estadual de Redução de Desastres.

O evento será encerrado na próxima quarta-feira (11), com alunos da Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira.

Com informações da assessoria