×

Saúde

Diabetes tipo 2 e saúde cerebral

Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue. (Foto: Reprodução)

Um estudo recente mostrou que pessoas com diabetes tipo 2 – particularmente as obesas e sobrepesas – têm uma matéria cinzenta cerebral mais fina em várias áreas do cérebro. Essas regiões cerebrais são relacionadas com a memória, função executora, geração de movimento e processamento de informação visual. A obesidade leva a um aumento no risco de diabetes tipo 2, disfunção metabólica e também está associada com alterações cerebrais independentes.

Publicidade

A espessura cortical foi reduzida em varias regiões dos cérebros diabéticos. O afinamento subseqüente dos lobos temporais encontrado em pacientes obesos e sobrepesos com diabetes tipo 2 sugere que essas regiões são especificamente vulneráveis aos efeitos combinados da obesidade e da diabetes tipo 2. Fatores como a resistência à insulina, inflamação e controle ruim do açúcar sanguíneo podem trazer à tona essas mudanças.

As habilidades de memória e pensamento foram reduzidas em pessoas com diabetes – não importando o peso – comparando com as pessoas de peso normal e sem diabetes tipo 2. As regiões mais afetadas foram os lobos temporais, os quais são predominantemente mais afetados em pessoas com Alzheimer. Apesar disso não ter sido comprovado no estudo, isso sugere que aqueles com diabetes que também são sobrepesos estão em maior risco de desenvolver Alzheimer do que aqueles com diabetes, mas sem sobrepeso.

Fonte: Estadão Conteúdo