×

Economia

Emprego na indústria cai 0,1% em setembro ante agosto, diz CNI

O nível de emprego da indústria brasileira em setembro foi 0,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2017 (Foto: Divulgação)

 

Publicidade

O emprego na indústria seguiu em queda em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (1º) de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As vagas de trabalho no setor caíram 0,1% em relação a agosto, já descontados os efeitos de calendário.

“Muito lentamente, o emprego em 2018 mostra trajetória de queda: foram quatro meses de queda em 2018, ante três meses de crescimento e dois de estabilidade.”, considerou o documento.

Ainda assim, o nível de emprego da indústria brasileira em setembro foi 0,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2017. Considerando o período de janeiro a setembro de 2018, o emprego na indústria também foi 0,4% maior que o acumulado no mesmo período do ano passado.

Massa salarial

Apesar da piora no emprego em setembro, a massa salarial real dos trabalhadores da indústria cresceu 0,3% em relação a agosto.

Na comparação com setembro de 2017, porém, a massa de salários paga na indústria caiu 1,9%.

Considerando o período de janeiro a setembro de 2018, houve um recuo de 1,5% na massa salarial em relação aos nove primeiros meses do ano passado.

Rendimento médio

O rendimento médio dos trabalhadores do setor ficou praticamente estável em setembro, com alta de 0,1% em relação a agosto. Ainda assim, renda média dos funcionários das fábricas em setembro foi 2,2% menor que a do mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano, o rendimento médio recuou 1,8% ante o mesmo período de 2017.

Fonte: Estadão Conteúdo