×

Política

Governador petista é líder isolado na Bahia

Rui Costa (PT) tenta a reeleição na Bahia (Foto: Mateus Pereira)

 

Publicidade

Com 77% das intenções de votos válidos na disputa pelo Palácio de Ondina, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), deve vencer a eleição no primeiro turno, dando ao seu partido a quarta vitória consecutiva no Estado.

Rui tem ampla vantagem sobre o principal adversário, o ex-prefeito de Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral baiano, José Ronaldo (DEM), que tem 17% dos votos válidos. Os demais candidatos têm menos de 3% dos votos válidos.

Quando são somados os votos brancos, nulos e indecisos, Rui Costa registra 62% e José Ronaldo, 14%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Foram ouvidos 2.002 eleitores entre 4 e 6 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

O Ibope também mediu a taxa de rejeição dos candidatos, ao perguntar em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso os resultados somam mais de 100%. Neste quesito, João Henrique (32%) lidera, seguido de José Ronaldo (22%), João Santana (19%), Célia Sacramento (18%), Marcos Mendes (17%), Orlando Andrade (15%). Rui Costa aparece em sétimo, com 15%.

Senado

Na disputa por duas vagas no Senado, o ex-ministro e ex-governador Jaques Wagner (PT) aparece com 33% dos votos válidos. Ele é seguido por Irmão Lázaro (PSC), que tem 22%, e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Ângelo Coronel (PSD), que tem 21%.

Os dois estão em empate técnico, dentro da margem de erro após crescimento de 20 pontos de Coronel em apenas 45 dias. Ele saiu de 7%, nos votos totais, e foi para 27%, de acordo com o Ibope. O salto se deve à vinculação da imagem de Coronel à de Wagner, mais conhecido por ter sido governador do Estado por dois mandatos. A Bahia tem tradição de eleger os dois senadores do mesmo espectro político. Jutahy Júnior (PSDB), com 10% e os demais têm menos de 3%.

A pesquisa está registrada no TRE (BA-07427/2018) e no TSE (BR?07032/2018). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo