×

Cidades

Governo quer ampliar parceria com o HUGV para aumentar oferta de serviços à população

O vice-governador Carlos Alberto Almeida conheceu as instalações da unidade (Foto: Victor Souza/Susam)

 

Publicidade

Manaus/AM – O vice-governador e secretário estadual de Saúde (Susam), defensor Carlos Almeida, afirmou que pretende ampliar a parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) para desafogar serviços cuja oferta é crítica na rede estadual de saúde. O secretário visitou as instalações do hospital, que é vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), reunindo-se, em seguida, com a direção da unidade e com o reitor da Ufam, Sylvio Puga.

Segundo Almeida, as tratativas para a nova parceria já vêm acontecendo desde a semana passada. “Tivemos uma reunião com representantes do HUGV e da própria Universidade. Temos uma demanda muito grande e reprimida para diversos procedimentos cirúrgicos e há um interesse de parceria recíproca no sentido de se desafogar essa demanda, como é o exemplo da ortopedia”, explicou.

Almeida disse que foi conhecer as instalações e ver disposição, tanto da universidade quanto do hospital, a respeito da disponibilidade de espaço e de leitos para o Estado. Ele também esclareceu que está sendo feito um levantamento sobre o número de pacientes que aguardam os procedimentos de ortopedia e outras especialidades na Central de Regulação.

O superintendente do HUGV, médico Júlio de Mário de Melo e Lima, afirmou que o hospital possui 157 leitos ativos, mas que, em breve, irá ampliar a oferta, com a conclusão da obra da segunda torre, o que aumentará a capacidade da unidade para 301 leitos. “Nós o procuramos (secretário), porque queremos essa parceria, que é extremamente importante. Nós vamos disponibilizar o Hospital no que a gente puder, não só para o governo, mas para o nosso povo”, ressaltou.

De acordo com o superintendente do HUGV, a obra de ampliação será entregue em setembro deste ano e vai permitir que a parceria, que já existe com o Estado, possa crescer. “Essa parceria existe, nós só precisamos ampliar mais ainda”.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, rememorou a visita ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), com quem a Susam compartilha a gestão, no início do mês, e ressaltou os esforços que vêm sendo feitos de ambos os lados para melhorar o atendimento naquela unidade. “O governador Wilson Lima e o vice e secretário de Saúde testemunharam o esforço da nossa equipe da Ufam para que aquele hospital continue sendo uma unidade de referência no nosso Estado”, relatou.

Financiamento

O secretário da Susam afiançou que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) serão direcionados para desenvolver os serviços em parceria. “Há uma preocupação nossa, gigantesca, em buscar uma maior quantidade de financiamentos através do SUS, até porque isso diminui o impacto no Tesouro do Estado, possibilitando uma diversificação da nossa fonte de renda”, explicou Almeida.