×

Polícia

Operação ‘Interior Seguro’ prende dois homens por tráfico e recaptura foragido

A operação ‘Interior Seguro’ envolveu mais de 15 policiais civis e guardas municipais de Autazes. (Fotos: Divulgação)

A operação ‘Interior Seguro’ envolveu mais de 15 policiais civis e guardas municipais de Autazes. (Fotos: Divulgação)

Lander Brandão de Lima, que fugiu da carceragem da 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), com outros oito detentos, ao escalarem as paredes da unidade policial com auxílio de uma ‘tereza’ [corda feita com lençóis] foi recapturado na sexta-feira (5) durante a operação ‘Interior Seguro’, no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Além de Lander, duas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram presas.

Publicidade

De acordo com o delegado Alon Jeferson Michaleski, titular da 39ª DIP, a operação que resultou na recaptura de Lander envolveu mais de 15 policiais civis com apoio da Guarda Municipal. Lander havia fugido da cela com outros oito presos depois de as grades terem sido serradas, por volta das 2h.

“Durante a ação, além de recapturar Lander, conseguimos prender duas pessoas investigadas por tráfico de drogas na cidade. Cinco estabelecimentos comerciais foram fechados e 19 motocicletas sem documentação foram apreendidas, além de abordar aproximadamente 80 indivíduos suspeitos de praticar crimes no município”, informou o delegado Michaleski.

O delegado informou, também, que a operação ‘Interior Seguro’ vai continuar na cidade durante o final de semana para recapturar Amarildo Gomes da Silva Junior, o ‘Parrudo’, Rodolfo Rodrigues Coleho, Emerson Lucena da Silva, o ‘Chorão’, Roney Marinho das Chagas, Caio Simão Gonçalves, Carlos Leno do Espírito Santo Alves, Wallison Carvalheiro Martins e Marcelo Carvalheiro de Castro, que fugiram junto com Lander Brandão.

Alon Jeferson informou, ainda, que todos os foragidos foram presos ano passado e este ano pelos crimes de roubo e furto em comércios e residências em Autazes e estavam sob custódia junto 12 outros detentos.

“Os detentos aproveitaram o momento que não havia luz na cidade e ainda chovia. Eles conseguiram romper a grade de ventilação da parte superior da cela e empreenderam fuga. Ouros custodiados preferiram não fugir”, disse.

O delegado da 39ª DIP disse que, ao tomar conhecimento do fato as buscas, se iniciaram e somente encerraram por voltas da 1h da manhã e retomadas ao amanhecer do dia, por volta das 5h, e seguem até domingo (7,) de forma ininterrupta com o apoio da Guarda Civil de Autazes.

“Queremos recapturar os demais foragidos e também reprimir os crimes de maior incidência, como tráfico, roubos e furtos e manter sensação de segurança no município”, ressaltou Alon Jeferson.

A autoridade policial disse, também, que a Polícia Civil conta com o apoio dos moradores de Autazes, tanto da sede como das comunidades rurais, para denunciar, por meio do serviço Disque-Denúncia da 39ª DIP, no telefone 99109-7833, o paradeiro dos oito que continuam foragidos.

“Sabemos que nessas horas a população ajuda bastante o trabalho da polícia para localizar a recapturar esses fugitivos”, observou o delegado Alon Jeferson.

Com informações da assessoria