terça-feira , 19 março 2019
Home / Cidades / Plano de contingência da Saúde funciona como esperado no Carnaval
Anuncie Aqui!

Plano de contingência da Saúde funciona como esperado no Carnaval

Governador e secretário de Saúde deram suporte indo às unidades

O governador Wilson Lima e o vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida, visitaram os Hospitais (Fotos: Diego Peres/Secom)

Manaus/AM – O plano de contingência da rede de Saúde do Estado nesse Carnaval mostrou que, mesmo com pontos ainda críticos, os hospitais, maternidades e unidades de pronto-atendimento responderam à maior demanda registrada nesse período do ano. As unidades estavam melhor abastecidas em medicamentos, na casa dos 70%, com um maior número de leitos de UTI. Esses foram ganhos resultantes do trabalho de logística, gestão e empenho dos profissionais da Saúde antes e durante o Carnaval.

De sexta-feira da semana passada até esta terça-feira gorda de Carnaval, o governador Wilson Lima e o vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida, visitaram os Hospitais e Pronto-Socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Joãozinho (unidade de atendimento infantil), Platão Araújo, o Instituto da Mulher Dona Lindu e as Maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho. Nas visitas, o governador e o secretário de Saúde ouviram demandas, críticas, sugestões de profissionais da área, pacientes, usuários em geral.

‘’O João Lúcio é referência nessa área da cidade. Algumas situações foram constatadas, em especial o abastecimento de medicamentos que ainda precisa melhorar, e estamos trabalhando para garantir que não haja falta de itens essenciais. Detectei um problema no sistema de ar-condicionado, já mandei resolver, e isso é algo que vou acompanhar de perto’’, afirmou o governador na ocasião.

O secretário explica que esse era o objetivo das visitas: ‘verificar o funcionamento do plano de contingência para o Carnaval, resolver problemas mais imediatos e encaminhar a solução para outros. ‘’É dessa forma que temos trabalhado desde o início do Governo e assim continuaremos para resolver problemas acumulados em anos na Saúde’’, destaca o secretário.

Apesar do aumento do número de leitos de UTI na rede estadual, com a criação de dez no Hospital Delphina Aziz, de mais leitos para adultos e neonatais nas demais unidades, com o reaparelhamento de leitos, hospitais como o João Lúcio ainda têm pacientes em corredores. Nessa unidade, já chegaram ser 70 nessa condição, atualmente são 25. Carlos Almeida afirma que esse problema será resolvido com o pleno funcionamento do Hospital Delphina Aziz, que o Governo começa a implantar ainda nesse mês.

Reconhecimento

Além das críticas, o governador e o secretário de Saúde também receberam manifestações de apoio e reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em dois meses de Governo. Durante a visita à Maternidade Balbina Mestrinho, na terça-feira de Carnaval, ambos ouviram o relato emocionado de Lauro Carvalho. O filho dele teve complicações ao nascer, em um hospital particular, e ele recorreu à Balbina Mestrinho. Na unidade, o recém-nascido está tendo todo o cuidado médico.

‘’Tenho uma gratidão muito grande pelo trabalho que vocês estão realizando. Os médicos, enfermeiros, técnicos estão de parabéns. Graças a esse trabalho, nosso filho Benjamin está tendo toda assistência necessária, o que nos dá tranquilidade’’, destacou Lauro Cavalcante, ao governador e ao secretário de Saúde.

Sambódromo

A Susam também montou um posto de saúde no Centro de Convenções (Sambódromo) para o período de desfile dos blocos e escolas de samba e para o dia da apuração das notas. A unidade funcionou com uma equipe de plantão composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e uma ambulância. Foram registrados 26 atendimentos e uma remoção, para o SPA do Alvorada, todos os casos sem gravidade.

A Secretaria de Saúde também esteve de plantão no Carnaval Popular, evento realizado no Shopping Phelipe Daou. Na ocasião, um paciente foi atendido, também sem gravidade.

*Com informações da assessoria

Comentários no Facebook

Veja Também

Jovem pula de flutuante e morre afogado em rio, na Zona Leste de Manaus

Aleson da Silva Vieira ingeria bebidas alcoólicas com amigos antes de sumir nas águas Aleson ...

Website Design Company in BangladeshHigh Risk Solutions Merchant Account Services