×

Polícia Civil prende dupla e apreende 80 kg de maconha do tipo skunk, em ação conjunta com a Seai

O casal foi preso com cerca de 20 quilos de maconha do tipo skunk (Foto: Erlon Rodrigues/PC)

O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), apresentou na manhã de quarta-feira (11), Erick Marcos Lira Guida, 22, e Jozilene de Lira Bezerra de Souza, 41, presos em flagrante por tráfico de drogas. Com eles foi encontrado cerca de 20 quilos de maconha do tipo skunk.

Publicidade

O diretor do Denarc apresentou, ainda, 60 quilos de entorpecentes, apreendidos durante uma vistoria de rotina, em uma embarcação vinda do município de Tefé, distante 523 quilômetros em linha reta da capital. Conforme o delegado Paulo Mavignier as ocorrências totalizaram na apreensão de 80 quilos de substâncias ilícitas.

De acordo com o autoridade policial, a equipe de investigação do Denarc prendeu a dupla na noite de terça-feira (10/04), por volta das 19h, em via pública, na avenida Marquês de Santa Cruz, bairro Centro, zona sul de Manaus. Os policiais civis do departamento chegaram até Erick e Jozilene, após dez dias de investigação em torno da comercialização de entorpecentes naquela região.

“Identificamos a informação de que uma dupla iria receber uma certa quantidade de droga no bairro Centro e que os mesmos estariam conduzindo um carro da marca Fiat, modelo Strada, de cor prata. Montamos campana no local, e localizamos os infratores conduzindo o veículo. No momento da abordagem, a dupla tentou empreender fuga do local, quase nos atropelando e ferindo pedestres que estavam na via. Durante revista no interior do veículo, encontramos 20 quilos de maconha do tipo skunk”, explicou Mavignier.

Confissão

O diretor do Denarc destacou que durante a abordagem, Jozilene relatou aos policiais civis que não tinha conhecimento de que estava transportando substâncias ilícitas, porém, ouvida na base do departamento, ela afirmou que estava ciente do crime cometido. “Em depoimento, a mulher logo confessou sobre o transporte dos entorpecentes e argumentou que havia recebido as drogas de um conhecido, para que ela guardasse. Porém, ela não nos informou quanto receberia para realizar a ação”, disse o delegado.

Autuação

Erick e Jozilene foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, a dupla será levada para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

Sessenta quilos estavam em embarcação

Na manhã desta quarta-feira (11), a equipe do Denarc, com o apoio de servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Delegacia Fluvial (Deflu), apreenderam 60 quilos de substâncias ilícitas, em uma embarcação vinda do município de Tefé, distante 523 quilômetros em linha reta da capital.

Segundo o delegado Paulo Mavignier, as investigações em torno do caso tiveram início após denúncia anônima, informando que uma grande quantidade de drogas estaria sendo conduzida de Tefé para Manaus. O barco foi interceptado pelos policiais civis ainda no rio, por volta das 6h, enquanto chegava ao Porto da Manaus Moderna, bairro Centro, zona sul de Manaus.

“Realizamos revista no interior da embarcação e logo localizamos duas caixas contendo 60 quilos de maconha do tipo skunk. Esses entorpecentes estavam no convés e iriam ser despachados como carga. Ainda não identificamos quem mandou a droga e quem receberia essas substâncias ilícitas. No decorrer das investigações devemos chegar até os infratores. Vale ressaltar que estamos realizando fiscalização de rotina em embarcações que vem do rio Solimões”, disse Mavignier.

Disque-denúncia

O diretor do Denarc enfatizou que delações relacionadas ao tráfico de drogas no Estado podem ser feitas ao número: (92) 99415-0129, o disque-denúncia do Denarc ou pelo disque-denúncia da SSP-AM, o telefone 181. “É importante destacar que moradores dos municípios do interior do Amazonas também podem fazer denúncias à equipe do Denarc e SSP-AM. Asseguramos o sigilo da identidade do informante”, garantiu o diretor do Denarc.

Erick Marcos Lira Guida (Foto: Erlon Rodrigues/PC)

Jozilene de Lira Bezerra de Souza (Foto: Erlon Rodrigues/PC)

*Com informações da assessoria