×

Polícia

Polícia Civil prende líderes do tráfico de drogas durante operação ‘Peregrino’, em Tefé

Todos os envolvidos foram apresentados na DIP de Tefé (Foto: Lana Honorato/PC)

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, ao longo de quinta-feira (3), no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), mais uma fase da operação ‘Peregrino’, que resultou na prisão de seis pessoas por tráfico de drogas. Dos seis presos, quatro foram em cumprimento a mandados de prisão preventiva e duas em flagrante. Outros quatro indivíduos, supostamente envolvidos com a prática ilícita, foram detidos e posteriormente liberados. Durante a ação foi realizada, ainda, revista nas celas da Unidade Prisional de Tefé (UPT).

Publicidade

Coordenada pelo delegado-geral adjunto da instituição, Antônio Chicre Neto, a ação teve por objetivo cumprir quatro mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, visando o combate ao tráfico de drogas naquele município. As ordens judiciais foram expedidas no dia 16 de fevereiro deste ano, pelo juiz Rosberg de Souza Crozara, titular da Comarca de Tefé.

Durante a operação foram presos, em cumprimento a mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas, José de Lima Maciel, 36, conhecido como ‘Zezé do Pó’; Tayssa Queiroz Soares, 24, chamada de ‘Dama do Pó’; Anderson Alves Sousa, 25, o ‘Botinho’; e Jonas Edmundo Ferreira de Araújo, 25, chamado de ‘Joninha’. Osmar Elison Ramos Dionísio, 34, o ‘Maeli’, e a companheira dele, Jaqueline Moraes Lopes, 33, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

Quatro homens, identificados como Frankstein dos Santos Moraes, 44; Jonielson Sotero da Silva, 25; Juciney Marinho Nogueira, 25, conhecido como ‘Anjinho’; e Luciano Victor da Silva Queiroz, 22, foram detidos e conduzidos até a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé, por suspeita de ligação com a venda de drogas no município.

“Essa operação, coordenada pela Polícia Civil, já foi realizada em outros municípios do Estado, como Borba, Parintins, Autazes e Coari. Ontem, deflagramos em Tefé, onde foram presas quatro pessoas em cumprimento a mandados de prisão preventiva e um casal em flagrante, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Também detivemos quatro indivíduos suspeitos de vender drogas no local”, explicou a autoridade policial.

Como atuavam os presos

Antonio Chicre Neto enfatizou que os principais alvos da operação eram José de Lima, Tayssa e Anderson. Segundo o delegado-geral adjunto, os três infratores comandavam o tráfico de drogas em Tefé. A autoridade policial destacou que Zezé do Pó liderava a venda de entorpecentes no bairro Santa Luiza. No momento da prisão do infrator, os policiais encontraram um sistema de monitoramento, com câmeras instaladas no lugar, com o intuito de observar o movimento e, principalmente, a chegada da polícia naquela área.

A autoridade policial destacou que após a prisão do companheiro de Tayssa, a jovem passou a chefiar o tráfico de drogas no bairro Santa Rosa. Já “Botinho” comandava a venda de drogas no bairro Monte Castelo. “Esses três indivíduos eram os principais alvos da operação. Eles comandavam o tráfico de drogas em Tefé. Com as prisões realizadas durante a ação, a população tefeense irá se sentir mais segura, pois outros crimes oriundos do tráfico de drogas, como roubos e furtos, irão diminuir na cidade”, declarou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas.

Materiais apreendidos

Ao longo da ação os policiais civis apreenderam, durante o cumprimento dos mandados, cinco motocicletas que, segundo a autoridade policial, possivelmente foram obtidas com dinheiro proveniente do tráfico de drogas no lugar, R$ 1.281 mil em espécie, 15 telefones celulares, um tablet, dois rádios comunicadores, porções de entorpecentes, duas televisões, uma caixa amplificada de som e um computador que, supostamente, são oriundos de roubos e furtos ou até mesmo troca por dívidas relacionadas ao tráfico de drogas.

Presídio

A polícia realizou, ainda, uma revista na Unidade Prisional de Tefé (UPT). Durante os trabalhos foram encontradas porções de entorpecentes, barras de ferro, televisões, armas perfurocortantes, além de cachimbos usados no uso de drogas. Todos os 68 detentos que cumprem pena naquele presídio foram retirados das celas durante a vistoria

Efetivo

Participaram dessa fase da operação Peregrino 30 policiais civis lotados na DIP de Tefé, no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), no Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), nos gabinetes do delegado-geral e delegado-geral adjunto, 31ª DIP de Iranduba, além de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Grupo Fera).

Indiciamento e flagrantes

José de Lima, Tayssa, Anderson e Jonas foram indiciados por tráfico de drogas. O casal Osmar Elison e Jaqueline foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, Anderson, Jaqueline, Jonas, José, Osmar e Tayssa foram levados à Unidade Prisional de Tefé, onde irão ficar à disposição da Justiça. Já Frankstein, Jonielson, Juciney e Luciano foram liberados após os trâmites legais na delegacia.

*Com informações da assessoria