×

Pesquisa e InovaçãoPesquisa e Inovação

Rota da Tecnologia mapeia grupos que trabalham com inovação em Manaus

Rota da Tecnologia tem o intuito de fortalecer o empreendedorismo digital (Foto: Ricardo Oliveira/Semcom)

O encontro Rota da Tecnologia, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e o Sebrae-AM, reuniu mais de 20 líderes e representantes de 12 grupos que trabalham com tecnologia e inovação na cidade. Foi a primeira reunião integradora das comunidades, realizada na Vila Hub Coworking, localizada no Conjunto Morada do Sol, Aleixo, Zona Centro-Sul, neste sábado (12).

Publicidade

O gerente de Projetos e Pesquisa da Semtrad, Diego Siqueira, e a gestora do programa Flash Sebrae, Gláucia Campos, avaliaram como positiva a primeira reunião com grupos de trabalho de inovação. “Nosso objetivo foi debater o cenário da economia criativa local para, a partir das proposições geradas, ser possível iniciar o mapeamento de todos os grupos de trabalho ligados ao ecossistema de inovação de Manaus. Acredito que este desafio foi cumprido, mas ainda temos muito trabalho pela frente para identificar mais grupos”, comentou Siqueira.

Para Gláucia, a Rota da Tecnologia é um primeiro passo para fortalecer o empreendedorismo digital. “Este encontro foi de grande importância para reconhecer o que podemos fazer e o que precisamos que os atores e lideranças que envolvem o empreendedorismo de startups façam para transformar ideias em negócios de sucesso e, com isso, mudar a realidade da nossa região com a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Empreendedorismo Digital

Neste primeiro encontro, participaram representantes de grupos de trabalho como Jaraqui Valley, GDG Manaus, Startup Weekend, Villa Hub, Impact Hub, Cardume Coworking, Fabriq Aceleradora, Cunhantã Digital, Bepid, Startup Hub, Indikko e C.E.S.A.R. Eles puderam expor suas ações e dificuldades para empreender em Manaus. Todos saíram com o compromisso de trabalhar em favor do ecossistema local, mobilizando o maior número possível de atores envolvidos com o tema.

A Secretária Executiva do Fundo Municipal de Fomento a Micro e Pequenas Empresas (Fumipeq), Raphaela Antony, também apresentou as ações do Fumipeq, mostrando as possibilidades de sinergia entre o fundo e os empreendedores.

O próximo encontro está agendado para o dia 14 de setembro, no Cardume Coworking, também localizado no Aleixo, e assim como na reunião deste sábado, será aberto para organizações, grupos de trabalho e pessoas que se identificam com o empreendedorismo de startups.

Com informações da assessoria