×

Cidades

Semsa realiza primeira ação do projeto Saúde nas Galerias de 2018

As ações do projeto acontecem um dia a cada mês, das 9h às 12h, com a oferta de consulta médica (Foto: Eurivânia Galúcio/Semsa)

A Galeria Popular dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, Centro e o Shopping Phelippe Daou do Terminal 4, Jorge Teixeira, Zona Leste, receberam nesta quinta-feira (18), a primeira edição do projeto Saúde nas Galerias de 2018.

Publicidade

Como o objetivo de expandir as atividades de promoção em saúde no ambiente de trabalho, divulgar e ampliar as ações da Atenção Básica de Saúde, o projeto foi iniciado em agosto do ano passado nas galerias dos Remédios e Espírito Santo, pelo Distrito de Saúde Sul (Disa Sul). A partir deste ano o Shopping Phelippe Daou foi incluído na programação, ampliando a oferta de serviços.

“É uma das estratégias da Prefeitura de Manaus para facilitar o acesso aos serviços e motivar a população a procurar as Unidades de Saúde, buscando as ações de prevenção às doenças”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informando que no ano passado o projeto registrou 6.204 atendimentos.

As ações do projeto acontecem um dia a cada mês, das 9h às 12h, com a oferta de consulta médica com clínico geral, dispensação de medicamento, vacinação, disponibilização da Unidade Móvel de Aconselhamento e Testagem Rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, distribuição de preservativos, e aferição de pressão arterial.

Também são realizadas ações de Educação em Saúde abordando temas como saúde bucal, hipertensão, diabetes, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientação nutricional e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e febre chikungunya).

De acordo com a gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Nascimento, a Semsa já elaborou uma programação com datas previstas para a execução do projeto nas galerias e no shopping para os primeiros seis meses de 2018. “No ano passado foram realizadas nove ações, tendo uma boa avaliação dos resultados obtidos, com maior demanda para a consulta médica, a vacinação, dispensação de medicamentos e a testagem rápida”, afirmou Oriana, lembrando que os mesmos serviços são oferecidos na rotina diária das Unidades de Saúde.

O motorista de caminhão Robercílio Guimarães, 61 anos, participou nesta quinta-feira, pela segunda vez do projeto Saúde nas Galerias. Trabalhando no centro de Manaus, ele procurou atendimento médico na ação realizada há dois meses, na Galeria dos Remédios. “Resolvi participar novamente da ação para uma nova consulta médica e renovar a medicação. É importante que cada pessoa procure cuidar da saúde, mas muitas pessoas não têm informação e ações como essas são importantes para orientar a população”, afirmou Robercílio.

Cronograma

Na Galeria Espírito Santo, localizada na nua 24 de Maio, Centro, a primeira edição do ano do projeto deverá acontecer no dia 23 de janeiro, com execução do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste).

Para o próximo mês, o projeto deverá ser executado no Shopping Phelippe Daou no dia 20 de fevereiro. Na Galeria dos Remédios a programação está prevista para o dia 21/2, seguido da Galeria Espírito Santo, no dia 22.

Com informações da assessoria