×

Economia

Sepror apresenta plano de ação para o fortalecimento da agricultura familiar do Amazonas

Representantes da agricultura familiar de 28 municípios do estado aproveitaram a ocasião para apresentar propostas do setor.

O acesso ao crédito, a assistência técnica especializada e a revitalização dos ramais foram algumas das propostas apresentadas (Foto: Djalma Júnior/Sepror)

Manaus/AM – Um plano de ação voltado para o fortalecimento da agricultura familiar foi apresentado, nesta quarta-feira (30), pelo secretário de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior, em reunião com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas (Fetagri-AM).

Publicidade

Petrúcio Magalhães destacou que algumas ações já estão sendo planejadas e executadas pelo Sistema Sepror (Ads, Idam, Adaf), dentre elas a integração dos órgãos, a retomada do diálogo com os representantes do setor primário e a prioridade na recuperação de ramais para o melhor escoamento da produção.

“Nós estamos integrando o Sistema Sepror, integrando as secretarias estaduais e reaproximando as cadeias produtivas. Estamos também resgatando o diálogo com todos os Conselhos para superar os desafios existentes em cada segmento. Quanto aos ramais, que não recebiam melhoramento há anos, faremos essa recuperação dentro de um planejamento e de forma gradativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), assim que o período chuvoso terminar”.

Representantes da agricultura familiar de 28 municípios do estado aproveitaram a ocasião para apresentar propostas que contribuirão com a organização e o crescimento do setor. O acesso ao crédito, a assistência técnica especializada e a revitalização dos ramais foram algumas das propostas apresentadas pela presidente da Fetagri, Edjane Rodrigues, que falou também, da expectativa positiva que estão tendo com o apoio do novo governo.

“O governo vem com uma fala muito importante para a gente e que nos traz esperança, que uma das saídas para geração de renda está na agricultura, e nós também sempre trabalhamos e acreditamos nisso. Se a agricultura tiver organizada, a produção e o escoamento funcionando corretamente, melhores resultados serão alcançados pelos nossos 275 mil agricultores rurais”, disse Edjane.

O titular da Sepror ressaltou que a Secretaria sempre estará aberta ao diálogo para ouvir o setor primário. “Essas reuniões acontecerão continuamente, com o objetivo de apoiar e alavancar a produção rural”, concluiu Petrúcio Magalhães.

*Com informações da assessoria