×

Polícia

Subcomandante da PM usa de autoridade e intimida policial após abordagem de ‘amigo’

O caso foi registrado no 12º DIP, na Zona Centro-Sul de Manaus. (Foto: Arquivo/Diário Manauara)

Durante uma abordagem policial realizada na tarde de sábado (8), um homem foi detido por uma guarnição da 23ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), conduzindo um veículo HB20, com placa adulterada. O fato aconteceu na Avenida Darcy Vargas, no bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.

Publicidade

Ao realizar os procedimentos de rotina, o policial militar, identificado como Benayon, constatou que a placa do veículo estava adulterada com uma fita isolante. Além disso, foram encontrados dentro do carro joias e uma balança de precisão.

Diante dos fatos, o aspirante Benayon informou ao condutor que ele seria conduzido até a delegacia para prestar esclarecimentos. Na ocasião, o homem teria se irritado e disse que era amigo pessoal do subcomandante Walter Cruz, da Polícia Militar (PM). Ele passou a ameaçar o policial que iria fazer uma ligação ao subcomandante caso fosse levado para a delegacia.

Bastante exaltado, o homem teria dito que o policial com intuito de ficar com as joias e por esse motivo queria prendê-lo. Em seguida, o homem fez uma ligação ao comandante onde teria dito que o policial tinha sido agressivo na abordagem e estava subornando-o para ficar com as joias, informou uma fonte policial.

Imediatamente, o coronel Walter Cruz ligou para o aspirante e questionou-o com intimidação as supostas denúncias e determinou o cancelamento da ocorrência. No entanto, o policial não atendeu a ordem do subcomandante e encaminhou o condutor para o 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O delegado Felipe Lago, plantonista da unidade policial, preferiu comentar sobre a suposta intimidação ao policial militar, apenas informou que será instaurado um inquérito no caso da adulteração da placa do veículo.

A equipe de reportagem tentou ouvir os policiais da ocorrência na delegacia, porém, os policiais se negaram a comentar sobre o caso. Em contato com o número (92) 9 8842-1*** da assessoria da Polícia Militar para falar sobre o caso, as ligações não tiveram êxitos.