×

Polícia

Três homens são presos em Iranduba por envolvimento em 11 mortes na capital

O trio é apontado pela polícia por envolvimento em homicídios e latrocínio (Foto: Lana Honorato/PC)

 

Publicidade

Três homens foram presos em um sítio no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) suspeitos de envolvimento em homicídios e latrocínio na capital amazonense. O resultado da ação policial foi em cumprimento a mandado de prisão preventiva deflagrada na tarde de terça-feira (14). O trio foi apresentado durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15), no prédio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na Avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

As prisões ocorreram por volta das 16h, durante ação envolvendo policiais civis da DEHS e 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba. Uma delação anônima informou que sete homens, considerados de alta periculosidade, estavam em um carro Ônix prata, na comunidade Lago do Limão. No local, quatro pessoas foram ouvidas e liberadas pela polícia. Já outros três homens foram detidos por envolvimento em mortes na capital.\z

De acordo com o delegado Jeff David Mac Donald, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), André Pinto Ferreira, 26, e Whangley dos Santos Silva, 21, estão envolvidos no assassinato de Huildson Oliveira Lima, 23, conhecido como ‘Ninico’, ocorrido na tarde do último domingo (12), por volta das 16h30, na Rua Arthur Virgílio, bairro Vila da Prata, Zona Oeste da cidade.

No dia do crime, ‘Ninico’ havia ido deixar a sobrinha na casa do pai dela, quando foi abordado por dois homens, um deles identificado apenas como ‘Beto’, enquanto André e Whangley ficaram dentro de um carro modelo Ônix, cor prata, aguardando os dois comparsas que já estão sendo procurados pela polícia. Durante a ação criminosa, um dos homens fez ameaças quem delatasse.

Já Diego da Silva Litaiff, 29, chamado de ‘Mano DG’, é investigado pela polícia como autor de nove homicídios que aconteceram em Manaus nos últimos anos e no latrocínio que teve como vítima o motorista de transporte Alternativo Antônio Alves de Souza, 59, ocorrido no dia 4 de março de 2017, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital.

No mesmo dia do crime, Dieimerson foi preso durante ação conjunta envolvendo policiais civis da DEHS, Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Com ele foi apreendida uma faca utilizada na ação criminosa.

“A vítima dirigia um micro-ônibus do transporte Alternativo, quando foi abordado por Diego e outro homem identificado como Dieimerson Monteiro Silva, 23. Diego, que estava em posse de uma arma de fogo, alvejou Antônio Alves na cabeça. O motorista morreu no local”, explicou o delegado Jeff David Mac Donald.

A delegada Sylvia Laureana, titular da 31ª DIP, informou que no momento da abordagem, Diego se passou por Alexandre ao apresentar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada, mas por foto ele acabou sendo reconhecido por policiais da DEHS. Em razão disso, Diego acabou autuado em flagrante por falsidade ideológica e uso documentos falso.

“O importante é ressaltar que a partir das prisões desses elementos a DEHS vai poder elucidar casos de homicídios ocorridos em Manaus, isso sem contar outros delitos que podem ter sido cometidos por esses indivíduos”, disse a delegada Sylvia Laureana.

As ordens judiciais foram expedidas pelos juízes Glen Hudson Paulain Machado, no Plantão Criminal, e Anagali Marcon Bertazzo, da 11ª Vara Criminal.

André e Whangley foram indiciados por homicídio qualificado. Já Diego foi autuado em flagrante por falsidade ideológica e uso de documento falso. Ele ainda foi indiciado por latrocínio, roubo seguido de morte. O trio ficará à disposição da Justiça no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no quilômetro 8 da rodovia BR-174.