×

Cidades

Unidades do Caic e Caimi participam do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

O público alvo a ser vacinado no Amazonas é de cerca de um milhão de pessoas (Foto: Divulgação/Secom)

As unidade do Centro de Atenção Integral à Criança e à Melhor Idade (Caic e Caimi), pertencentes a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), participam neste sábado (12) do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As unidades funcionarão das 8h às 17h.

Publicidade

A Fundação Alfredo da Matta, vinculada à Susam, também participará da campanha, com equipes de vacinação das 8h às 16h. A unidade fica localizada na avenida Codajás, Nº 24, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Além da rede estadual, unidades de saúde dos municípios, em todo o Estado, vão participar da mobilização. Em Manaus, a vacina poderá ser encontrada em mais de 600 locais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas.

O público alvo a ser vacinado no Amazonas é de cerca de um milhão de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90%, o que corresponde a 900 mil pessoas.

Realizada em todo o Brasil, a campanha iniciou no dia 23 de abril apenas nos municípios do interior do Amazonas. A partir deste sábado, Manaus também dará início à vacinação, prosseguindo até o dia 1º de junho.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que os grupos prioritários para vacinação são compostos por crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, professores da rede pública e privada, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, pede total empenho dos municípios, para que a meta seja atingida. “Temos 50% da população concentrada na capital, que começa agora a receber a vacinação. Além disso, os municípios traçaram estratégias para vacinar nas comunidades e nas áreas remotas, durante o Dia D de mobilização. A expectativa, portanto, é de intensificação nos próximos dias, com a mobilização para o Dia D”, afirmou.

Segundo o secretário, todos os municípios estão abastecidos com vacina suficiente para alcançar a meta de imunização. A Susam encaminhou, por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Vacinação (PNI), as quantidades necessárias, de acordo com a população de cada município. “Todos os municípios estão devidamente abastecidos, dentro da sua meta”, disse.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as particularidades geográficas do Amazonas exigem estratégias específicas, para alcançar bons resultados. Uma delas é o envio de agentes de saúde, pelas secretarias municipais, antes do Dia D, para as comunidades rurais mais distantes da sede.

Bernardino reforça que a vacina é eficiente e protege contra os vírus de Influenza H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “A única restrição para não aplicação da vacina é referente a pessoas com alergia ao ovo, o restante está apto para se imunizar contra a gripe, que em casos grave pode levar a óbito”, ressaltou.

A coordenadora do PNI, Izabel Nascimento, destaca que o público alvo da campanha é de 1.027.394 pessoas em todo o Amazonas, porém, o Ministério da Saúde estabelece como meta ideal 90% desse público, o que dá 900 mil pessoas a serem vacinadas. Segundo ela, a mobilização no interior já alcança áreas indígenas, onde a vacinação também está ocorrendo.

Confira onde tem CAIC

ZONA SUL

CAIC JOSEPHINA DE MELLO

Rua Felismino Soares nº. 213 Colonia Oliveira Machado

CAIC ALEXANDRE MONTORIL

Rua Coronel Ferreira de Araújo s/nº – Petrópolis

ZONA CENTRO-SUL

CAIC AFRÂNIO SOARES

Avenida Tancredo Neves s/nº Shangrilá – Parque Dez

ZONA OESTE

CAIC ALBERTO CARREIRA

Avenida Brasil s/nº Compensa 1

ZONA CENTRO-OESTE

CAIC JOSÉ CARLOS MESTRINHO

Rua 05 nº 367 Alvorada 2

CAIC RUBIM DE SÁ

Desembargador João Machado s/nº Campos Elíseos – Planalto

ZONA LESTE

CAIC ANA BRAGA

Rua Alameda Cosme Ferreira s/nº São José 1

CAIC DR. EDSON MELO

Avenida Alameda Cosme Ferreira nº. 7995 Zumbi 2

CAIC DR. JOSÉ CONTENTE

Avenida Autaz Mirim nº 950 Jorge Teixeira

ZONA NORTE

CAIC GILSON MOREIRA

Rua 02 nº 70 Conjunto Mundo Novo Cidade Nova 1

CAIC DR. MOURA TAPAJÓS

Avenida Samaúma nº 606 Monte das Oliveiras – Galileia 2

CAIC MARIA HELENA GOES

Avenida Chico Mendes nº 690 Novo Israel

Confira onde tem CAIMI

CAIMI ADA RODRIGUES VIANA

Avenida Brasil s/nº – Compensa 1

CAIMI ANDRÉ ARAÚJO

Avenida Camapuã, nº 108, núcleo 9 – Cidade Nova 2

CAIMI PAULO LIMA

Rua Dr. Felismino Soares, nº 115 – Colônia Oliveira Machado.

*Com informações da assessoria