×

Política

Wilson Lima (PSC) é eleito governador do AM com 58,50% dos votos em segundo turno

O governador eleito, Wilson Lima reuniu apoiadores e a imprensa na sede do PSC, no Conjunto Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus (Foto: Lucas Pereira/DM)

 

Publicidade

Manaus/AM – O jornalista e radialista Wilson Lima (PSC) foi eleito governador do Amazonas em segundo turno, neste domingo (28). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Wilson teve mais de 1 milhão das intenções dos votos válidos. Com 100% das urnas eletrônicas apuradas em todo o Estado, o novo governador recebeu 1.033.950 votos, enquanto Amazonino Mendes (PDT) teve 733.366 votos (41,50%). Votos nulos representaram 120.197 (6,30%), enquanto votos brancos 20.364 (1,07%) e abstenções 519.190 (21,39%).

Em sua primeira eleição, Wilson Lima recebeu mais de um milhão de votos (Foto: Lucas Pereira/DM)

 

O candidato foi à preferência dos eleitores que também venceu no primeiro turno das eleições gerais, ocorrido no dia 7 de outubro deste ano, com 33,75% dos votos válidos, desbancando o adversário, que concorria à reeleição, que recebeu 32,70% dos votos. O candidato do PSC superou a marca que havia sido obtida por Omar Aziz nas eleições de 2010, quando conseguiu 943 mil votos. À época no Partido da Mobilização Nacional (PMN), Aziz foi eleito para o Executivo estadual no 1º turno com a preferência de 943.955 eleitores. Com filiações políticas desde 2012, Wilson se torna o governador que mais recebeu votos na história do Amazonas em sua primeira eleição.

Após o resultado das urnas, Wilson Lima reuniu apoiadores da coligação “Transformação por um Novo Amazonas” (PSC, PRTB e Rede) e a imprensa durante a noite na sede do Partido Social Cristão (PSC), na rua C1, conjunto Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. Acompanhado da esposa Taina Lima, do vice na chapa, o defensor público Carlos Alberto Almeida, e do deputado estadual, Luiz Castro, o novo governador eleito agradeceu o apoio recebido.

 

Durante a coletiva de imprensa, Wilson Lima garantiu que vai montar secretariado técnico e qualificado (Foto: Lucas Pereira/DM)

 

Durante a coletiva de imprensa, Wilson Lima classificou o resultado das urnas como inédito e que representa a vontade do povo ao afirmar que venceu eleição contra grupo cheio de ‘vícios e amarras’. Ele garantiu que vai montar secretariado técnico e qualificado no seu governo que será marcado pela atuação nas áreas de saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda.

“A Soberania do povo tem que ser respeitada. O Brasil e o Amazonas pediram o novo. Vencemos uma batalha contra um grupo político cheio de vícios e amarras. Nós saímos desse processo com marcas na nossa alma, mas tendo a certeza de que o que a gente está fazendo é para um bem maior. Eu estou me entregando de corpo e alma nesse projeto e vou continuar lutando pelo cidadão. Eu quero agradecer ao povo do estado do Amazonas e me comprometer aqui mais uma vez em assumir compromisso de trabalhar dia e noite para mudar a vida desse cidadão que deposita confiança”, disse.

Por fim, Wilson Lima informou que irá reunir os correligionários e a equipe de campanha para montar e iniciar a transição do novo governo, e posteriormente reunirá a imprensa para anúncio do secretariado do Estado.

“Temos a independência para montar uma equipe de pessoas técnicas e qualificadas”, finalizou.

Sobre Wilson Lima

O candidato Wilson Lima (PSC) obteve 69,70% doa votos válidos (Foto: Lucas Pereira/DM)

 

Wilson Lima, 42, nasceu na cidade de Santarém, no Pará, sendo o terceiro mais populoso do Oeste do Estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, e o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural. Ele já atuou como locutor comercial e apresentador de um programa jornalístico, mas antes foi assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba/PA no período de quatro anos.

Em 2006, Wilson Lima mudou-se para Manaus, quando recebeu um convite para ser repórter de TV em uma emissora local. Além dos conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Turística, iniciou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que lhe rendeu um programa de rádio. Três anos depois, foi mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus. No ano seguinte, assumiu novamente a apresentação de um programa de TV, onde permaneceu até tornar-se candidato ao governo do Amazonas.

Campanha e propostas

Ao confirmar candidatura ao governo do Amazonas, o estreante na política, Wilson Lima, recebeu duras críticas de candidatos durante a campanha ao ser questionado nos debates sobre a inexperiência. Diante das polêmicas, Wilson Lima não abateu-se e prometeu durante a campanha como opção para o novo e mais transparência na gestão pública.

Entre as promessas de campanha estão a nomeação de concursados na capital e no interior do Estado, além do aumento do efetivo das forças de segurança por meio de concursos públicos anuais. Também fazem parte do plano no quesito emprego e renda a alternativa de redução tributária para empresas que aderirem a programas de incentivo a jovens aprendizes, de mulheres e outros. O programa também insere aplicação de recursos para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de realizar um cronograma de conclusão das obras da Universidade.